• Introdução
    O curso tem 7 lições, baseadas no livro QGIS for Hydrological Applications. Cada lição introduz um caso, seguindo por passos detalhados. As lições são concluídas com recomendações de simbologia, nas quais apresentam os muitos recursos que o QGIS oferece. Essas seções de simbologias finais fornecem uma base sólida nos robustos recursos cartográficos encontrados no QGIS.  Tópicos como preenchimento de shapeburst de polígono invertido, configurações de rótulo avançadas e modos de mesclagem são abordados.

    Book cover

    A primeira lição aborda o georreferenciamento e digitalização de vetores, na segunda lição você aprenderá como importar planilhas, juntar e editar tabelas de atributos e interpolar dados de pontos para raster. A lição 3 explica a álgebra de mapas para análise espacial. Diferentes tipos de dados raster (booleanos, discretos e contínuos) são usados ​​em cálculos, como análise de proximidade, reclassificação e lógica booleana. São apresentadas a Calculadora Raster e as funções na Caixa de Ferramentas de Processamento.

    O uso mais comum de GIS para profissionais em hidrologia e gestão dos recursos hídricos é abordado na Lição 4, onde você será conduzido através do procedimento para realizar a delimitação de rede de drenagens e bacias hidrográficas. A Lição 5 continua mostrando como adicionar dados abertos de serviços de mapas da web à bacia hidrográfica delimitada. Lição 6, você aprenderá a calcular as porcentagens de cobertura da terra para cada sub-bacia. Durante as etapas, esta lição também apresentará funções de geoprocessamento vetorial, como interseção e dissolução. A lição termina com o uso do complemento Data Plotly para fazer gráficos de pizza. O curso termina com a concepção de um mapa bem elaborado no compositor de impressão.

    Este curso é desenvolvido por Hans van der Kwast e Kurt Menke

    Traduzido por Hermínio Sabino

    Professores