Tutorial: Importando Dados Tabulares para Dentro do QGIS

5. Converter Planilha em Camada Vetorial

Agora, a tabela de estações KNMI é salva como uma camada vetorial virtual temporária. Para processamento posterior, primeiro precisamos convertê-lo em um formato vetorial. Neste caso, vamos convertê-lo em um shapefile.


1. Clique com o botão direito na tabela das estações KNMI e escolha Exporta | Salvar Feições Como...

2. Na caixa de diálogo, use o botãoBrowse button para navegar até a pasta certa para salvar o arquivo como KNMI_stations.shp. Para alterar a projeção para a projeção holandesa local, escolha Amersfoort / RD New para o SRC clicando no botãoChoose projection icon. Dica: Use o campo de filtro para pesquisar o código EPSG 28992.

crs selector


Aqui você vê a vantagem de usar códigos EPSG: eles fornecem códigos padrão para cada projeção. É útil determinar o código EPSG da projeção que você deseja usar para seu projeto.

3. Clique em OK. Agora a caixa de diálogo se parece com a figura abaixo (marque também a caixa Adicionar arquivo salvo ao mapa e certifique-se de que ESRI Shapefile foi escolhido como formato).

save vector layer as


4. Clique em OK para prosseguir.

5. Remova a tabela de estações KNMI da lista de camada clicando com o botão direito e selecionando Remover Camada. Clique em OK para confirmar. Certifique-se de remover o arquivo correto. Se você passar o mouse sobre o item da camada, ele mostrará o nome do arquivo. Com Remover Camada, você apenas o remove da lista de camadas, o arquivo ainda está no seu disco rígido.

Embora a camada knmi_stations.shp esteja na projeção EPSG:28992 (Amersfoort / RD New), a tela de visualização do QGIS está usando a projeção  EPSG:4326 (lat/lon WGS 84) e reprojetou  a camada knmi_stations.shp na hora da visualização. A fim de visualizar todas as camadas EPSG 28992, temos que alterar as propriedades do projeto QGIS.

6. No menu principal escolha Projeto | Propriedades.

7. Vá até a guia Sistema de Referências de Coordenadas (SRC).

8. Na lista de Sistema de Referências de Coordenadas usados recentemente, escolha EPSG:28992 e clique em OK.
project crs

Outra maneira de definir o SRC do projeto para o da camada é clicar com o botão direito do mouse na camada e escolher Definir SRC | Definir SRC do Projeto a partir do SRC da Camada no menu de contexto.


Observe que a projeção do projeto é indicada no canto inferior da tela: otf reprojection. Você sempre pode verificar lá para ver se o código EPSG está correto. Este também é um botão no qual você pode clicar para ir para guia Propriedade do Projeto | SRC e mudar a projeção instantânea.