Tutorial: Importando Dados Tabulares para Dentro do QGIS

9. Estilizando os resultados

Para dar sentido às interpolações, precisamos estilizar as camadas.

1. Arraste a camada KNMI_stations para que fique posicionada acima das camadas raster T_NN e T_IDW no Painel de Camadas.

Para fornecer algum contexto, você primeiro adicionará um mapa base usando o complemento QuickMapServices.

2. No menu principal escolha Web | QuickMapServices | OSM | OSM Standard.

3. Abra o  Painel de Estilo de Camada clicando no botão  Open layer styling panel button.  Defina a camada para KNMI_stations.

4. Selecione o componente Marcador Simples e defina a cor de preenchimento como preto e tamanho com 2,8.

5. Altere para a guia Rótulosstyling dock labels do Painel de Estilo de Camada. Mude de Sem Rótulos para Rótulos Simples.

6. Defina a opção Rotular Com para o Campo NAME.

Os nomes são todos em maiúsculos. Em seguida, você os converterá em maiúsculas e minúsculas.

7. Clique no botão Expression expression button para abrir a Janela de Diálogo de Expressão. Use a janela Pesquisar para encontrar a função title(). Faça Faça do campo NAME  a string usada com esta função. Sua expressão será será title( "NAME" ).

8. Para adicionar mais informações ao mapa, você agora adicionará a temperatura ao rótulo. Clique novamente no botão Expressãoexpression button . Como você fez no exercício anterior, use o operador Concatenação de stringconcatenation operator e o operador Nova linhanew line operator para adicionar a coluna T(C) ao rótulo na secunda linha. Podemos adicionar o símbolo de graus usando função char(), que retorna um caractere associado a um código unicode. Sua expressão de rotulagem agora deve ser title("NAME") || '\\n' || "T(C)" || char(0176) || ' C'.

9. Para centralizar o texto do rótulo, mude para a guia Formatação label formatting tab e defina o Alinhamento como  centro.

10. Defina a fonte como Calibri com um a Estilo negrito e tamanho de 10 pontos.

11. Mude para a guia Buffer de rótulos label buffer tabe marque a opção Desenha buffer de texto. Defina a Opacidade como 50%.

12. Para dar mais separação entre as etiquetas e o ícone das feições, alterne para a Guia Posicionamentolabel placement tab icon e defina a Distância como 2 mm.

Se os rótulos estiverem sendo cortados no limite do mapa, revise o exercício anterior para se lembrar de como usar as configurações de Posicionamento Automático.

Agora você vai voltar sua atenção para os dois rasters interpolados.

13. Comece mudando a camada no painel de estilo de camada  para T_NN.

14. Altere o renderizador de Banda Simples Cinza padrão para Banda Simples falsa-cor.

Para raster contínuos, usamos o renderizador Banda Simples Falsa-cor. Embora os polígonos de Thiessen na camada T_NN parace discretos, os pixels têm números reais, o que não é possível para rasters discretos.

15. Para a rampa de cores, escolha Spectral. Clique Classificar. Por padrão, essa rampa de cores é configurada para tornar os valores mais baixos em vermelho e os números maiores em azul. Isso é pouco intuitivo. Esses valores representam a temperatura, então os valores mais altos devem ser representados com cores mais quentes (vermelhas) e os valores mais baixos com cores mais frias (azul). Para fazer isso, clique no botão direito do mouse na rampa de cores e escolha Inverter Gradiente de Cores no menu de contexto. Para ver o mapa base, você aplicará um modo de mistura. Na seção de renderização escolha multiplicar.

Seu mapa deve se parecer com a figura abaixo.

 the T_NN layer


16. Em seguinda, desligue a camada T_NN e ligue o T_IDW. Use o Painel de Estilo de Camada para estilizar isso usando o renderizador de Banda Simples Falsa-cor com a mesma rampa de cor invertida. Desta vez, mude o modo para Quartil. Também aplique Multiplicar no modo de mistura para este raster.

Seu mapa agora deve se parecer com a figura abaixo.

stations idw styled