Tutorial: Delimitação de Rios e Bacias Hidrográficas

5. Reprojetar MDE

O MDE está no Sistema de Coordenadas Geográfica (SCG) original com datum WGS 84 (EPSG: 4326). Não é recomendado usar um SCG para análise de MDE, porque as unidades z (por exemplo, metros) são diferentes das unidades x e y (graus). Precisamos escolher uma projeção para nosso projeto. Se o projeto abranger um país, podemos escolher uma projeção nacional. Em nosso caso, entretanto, o projeto cobre vários países (Alemanha, Holanda e Bélgica). Portanto, usaremos uma projeção global: UTM Zona 32 Norte, com WGS-84 como datum.

Nos podemos encontrar os códigos EPSG em http://www.spatialreference.org

1. Use o site para pesquisar UTM 32N wgs 84. Você pode deixar o QGIS em execução e abrir um navegador.

A figura abaixo mostra o resultado.

result spatialreference

Precisamos dar uma olhada nos códigos EPSG. Usaremos EPSG: 32632 ao longo deste projeto - clicando nele forneceremos mais detalhes.

Agora vamos reprojetar o MDE de SGC não projetado GCS (Lat/Lon WGS 84 - EPSG: 4326) para UTM Zone 32 North / WGS 84 (EPSG: 32632).

2. No menu principal, escolha Raster | Projeções | Reprojetar Coordenadas.

raster projections warp


3. Na janela Reprojetar coordenadas, clique para escolher o SRC de destino.

4. Na caixa de diálogo que se abre, digite 32632 em Filtro e selecione WGS EPSG: 32632 no meio da janela de diálogo e clique em OK.

crs selector dialogue 32632

5. Agora complete o diálogo:

  • Para o método reamostragem, escolhemos Nearest Neighbor (vizinho mais próximo) para preservar os valores de elevação dos arquivos originais.
  • Defina o valor "sem dados" para as bandas de saída para -9999 porque quando a camada raster for projetada, "não haverá Dados" nas bordas. Desta forma, definimos que "Sem dados" tem o valor de -9999 e e não será visualizado e tratado como "dados".
  • Defina a Resolução do Arquivo de Saída para 30 m.
  • Navegue até a pasta de exercício e nomeie o arquivo de saída dem_reprojected.tif

A caixa de diálogo agora deve ser semelhante à figura abaixo.
Observe o comando gdalwarp  que será executado em segundo plano.

warp dem

6. Clique em Executar para executar o algoritmo. Após a execução, clique em Fechar para fechar a janela.

O MDE reprojetado agora aparece na lista de camadas. O MDE pode parecer distorcido devido ao fato de que a projeção do projeto ainda está em Lat / Lon, conforme indicado pelas coordenadas na parte inferior do tela de visualização e o código EPSG no canto inferior direito. Isso se deve à projeção on-the-fly, que causa uma diferença entre a projeção do arquivo e a que é visualizada.

7. Para concluir esta operação e exibir adequadamente o novo conjunto de dados, precisamos alterar a projeção on-the-fly do Projeto. Para fazer isso, clique em EPSG: 4326 no canto inferior direito da tela.

map canvas coordinates

8. Na nova janela de diálogo, selecione a projeção EPSG:32632 que já está na lista de Sistema de Referência de Coordenadas usados recentemente, conforme mostrado na figura abaixo, e clique OK.

change otf dem

Na tela do mapa, o MDE agora é exibido na posição correta (com o norte apontando para cima), conforme mostrado na figura abaixo. As coordenadas do novo display também estão em metros, conforme desejamos.

otf reprojected

9. Você pode agora remover a camada dem_mosaic.

Este é um bom momento para salvar seu projeto.