Tutorial: Delimitação de Rios e Bacias Hidrográficas

6. Criar um Subconjunto do MDE

A fim de reduzir o tempo de cálculo dos algoritmos, iremos subdividir (ou recortar) a camada raster. No entanto, é importante tornar o limite de sua área de estudo um pouco maior para evitar efeitos de limite.

Uma maneira fácil de selecionar o limite de sua área de estudo é usar o OpenStreetMap. O OpenStreetMap contém dados coletados. Se o complemento QuickMapServices estiver instalado, você pode adicionar um OpenStreetMap ao QGIS da seguinte maneira:


1. No menu principal, escolha Web | QuickMapServices | OSM | OSM Standard.

2. Agora a camada do OpenStreetMap será mostrada na tela de visualização. Oculte temporariamente o MDE desmarcando a caixa ou arrastando a camada OSM para o topo.

Para saber a extensão aproximada da área de captação de Rur, os dados do exercício contêm um shapefile compactado com a caixa delimitadora (o mesmo que usamos para baixar os blocos MDE). Observe que, na realidade, você não terá uma caixa delimitadora, mas deve usar seu conhecimento especializado para localizar os limites aproximados da área de estudo

3. Descompacte o boundingbox.zip na sua pasta de exercício.

4. Arraste a camada boundingbox.shp para a Tela de Visualização.

add bounding box


5. Agora, no menu principal selecione Raster | Extrair | Recortar Raster Pela Camada Máscara.

clip raster by mask layer

6. Na caixa de diálogo Recortar Raster Pela Camada Máscara, escolha dem_reprojected para a camada de entrada. Para a Camada Máscara, escolha boundingbox. Mantenha as outras opções padrões. Escolha dem_subset para a saída cortada (máscara) e clique em Executar. Clique Fechar quando terminar.

clip raster by mask dialogue

Frequentemente, você não terá um arquivo de forma de caixa delimitadora. Nesse caso, você pode escolher Raster | Extrair | Recortar Raster Pela Extensão. Então você pode arrastar a caixa na tela de visualização e usar-la para recortar. Enquanto estiver usando isso, certifique-se de que sua on-the-fly seja semelhante à camada que você deseja recortar, porque as coordenadas da tela de visualização são usadas pelo o algoritmo.

7. Agora você pode remover dem_reprojected da lista de camadas, como fizemos antes para outras camadas que não são mais necessárias.