Tutorial: Delimitação de Rios e Bacias Hidrográficas

7. Preenchimento de Depressões

MDE brutos e não processados têm artefatos como depressões. Artefatos são resultado do processo de aquisição de MDE e devem ser removidos antes que um MDE possa ser usado para análise hidrológica, como a delimitação de área de captação e rede de drenagem ou modelagem hidrológica. Existem vários algoritmos para o preenchimento de depressões. Usaremos o algoritmo desenvolvido por Wang e Liu (2006), que é mais rápido que os outros e funciona melhor com conjuntos de dados de alta resolução. Este algoritmo, implementado nas ferramentas SAGA, não só preenche as depressões, mas também preserva uma inclinação descendente ao longo do caminho do fluxo. Isso é obtido preservando um gradiente mínimo de inclinação entre as células.

1. Usaremos a Caixa de Ferramenta de Processamento QGIS. Se a caixa de Processamento não tiver visível à direita da tela, habilite-a escolhendo Processar | Caixa de Ferramenta no menu principal.

processing toolbox menu

2. Na Caixa de Ferramentas de Processamento, use o campo Pesquisar para  Fill sinks.

fill sinks toolbox

Você notará que há mais algoritmos para preencher depressões. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens em termos de tempo de cálculo, uso de memória e precisão. Para sua própria pesquisa, você precisa tomar uma decisão com base na documentação dos algoritmos ou analisando os resultados de cada um.

3. Vá para SAGA | Terrain Analysis - Hydrology | Fill sinks (wang & liu).

4. Na caixa de diálogo, mantenha a Declividade Mínima [Graus] padrão de 0.01. Certifique-se de selecionar dem_subset como DEM de Entrada e defina dem_fill.sdat como o DEM Preenchido. Precisamos apenas do DEM Preenchido neste ponto, portanto, você pode desmarcar as caixas para abrir a saída de Direção de Fluxo e Bacias Hidrográficas (veja a figura abaixo).

dem fill dialogue

5. Clique em Executar e Fecha quando terminar.

6. Agora remova dem_subset da lista de camada, pois não é mais necessário.