Tutorial: Delimitação de Rios e Bacias Hidrográficas

8. Delinear fluxos

8.2. Calibrar Limite de Strahler Para Determinar Fluxo

A próxima etapa é aplicar um procedimento de calibrar para determinar quais as ordens de Strahler consideramos serem fluxos. Criaremos camadas Booleana para pedidos de Strahler maiores ou iguais a um valor limite. Cara camada Booleana será comparada com uma camada de referência. Aqui, iremos comparar as ordens de Strahler com os rios no OpenStreetMap. Para áreas onde há falta de dados no OpenStreetMap, você pode usar o Google Satélite. Ambas as camadas OpenStreetMap e Google Satélite pode ser encontradas no complemento QuickMapServices.

1. Use a Calculadora Raster para criar um mapa Booleano com 1 (True) para ordem de Strahler >= 5 e 0 (False) para os outros valores. Vá para Raster | Calculadora Raster.

2. Preencha o diálogo como na figura abaixo. Chame o arquivo de saída de strahler5.tif e clique OK para executar o cálculo.

strahler5 raster calculator

Também é uma boa prática estilizar a strahler5.

3. Vá para o painel Estilo de Camada e certifique-se de que strahler5 esteja selecionada.

4. Escolha Paletizado/Valores Únicos no menu suspenso.

5. Clique em Classificar.

Esta camada é booleana e, portanto, possui apenas pixels com valores 0 e 1. Para nossa calibração é importante tornar os 0 transparentes e os 1 azuis para que possamos comparar o raster com os fluxos no OpenStreetMap.

6. Clique na cor do valor 1 e mude para azul escuro. Não se preocupe com a cor do valor 0, porque faremos esses pixels ficar transparente. Você pode adicionar rótulos fluxo/ sem fluxo.

strahler5 boolean

7. Para tornar os zeros transparentes, vá para a guia de transparência e adicione 0 como sem valor de dados adicionais.

strahler5 transparency

Na tela de visualização do mapa, podemos ver agora todos os trechos de rios maiores ou iguais à ordem 5 de Strahler e podemos compará-los com os rios no OpenStreetMap.

8. Repita as etapas nesta subseção para diferentes valores de limite de ordem de Strahler e determine aquele que melhor corresponde aos rios no OpenStreetMap. Remova as outras camadas booleanas.

Dica: você pode copiar os estilos das camadas: clique com o botão direito do mouse em uma camada, escolha Estilos | Copie o estilo e clique com o botão direito na camada de destino e escolha Estilos | Colar estilo. Você ainda precisa tornar os zeros transparentes, porque eles não podem ser copiados.


copy style