Tutorial: Delimitação de Rios e Bacias Hidrográficas

9. Definindo Exutório

Uma bacia hidrográfica é uma extensão ou área de terra onde a água superficial da chuva, neve derretida ou gelo converge para um único ponto em uma elevação mais baixa, geralmente a saída da bacia, onde as águas se juntam a outro corpo d'água, como um rio , lago, reservatório, estuário, pântano, mar ou oceano. Para delinear uma área de captação, precisamos ter:

  • as coordenadas de nossa saída (exutório) no mesmo sistema de coordenadas do mapa que estamos usando
  • A rede de canais que corresponde às direções de fluxo calculados a partir de um MDE hidrologicamente corrigido.

O ponto de saída da bacia hidrográfica do Rur está em Roermond, onde o Rur desagua no rio Meuse (Maas em holandês). A rede de canais que foi derivada na etapa anterior está na camada de canais.

1. Certifique-se de ter a camada canais a cima da camada OSM Standard do complemento QuickMapServices.

2. Procure o local onde o rio Rur deságua no Meuse. Observe que no OpenStreetMap os nomes holandeses são usados, porque ele está localizado na Holanda. Rur é soletrado como Roer e Meuse é soletrado como Maas.

Observe que os canais delineados não corresponde bem aos canais do OpenStreetMap. Isso pode ser pelos seguintes motivos: (1) Delineamento automático incorreto dos fluxos, que pode ser causado por erros no DEM ou áreas que são muito planas, (2) Distorção devido a reprojeção (on-the-fly) e (3) Influência humana no curso natural dos canais. A delimitação da área de captação, entretanto, só funciona quando o exutório é definido em um canal já delineado, pois isso corresponde ao DEM preenchido. 

3. Escolha um ponto no canal delineado que está próximo à saída real do Rur no Meuse (passo 2).

4. Use a ferramenta Coordinate Capture para obter as coordenadas do exutório na camada de canais. você pode encontrar a ferramenta Coordinate Capture no menu principal Vetor | Coordinate capture. Observe que o complemento precisa ser ativado (marque a caixa de no Gerenciador de Complementos). O painel do Coordinate Capture aparecerá.

coordinate capture panel

5. Clique em Start capture e clique em um ponto no rio delineado próximo a foz do Rur, conforme indicado na figura abaixo. Certifique-se de capturar do rio da camada canais, porque o mapa de fundo (OpenStreetMap) não foi derivado do DEM e resultará em erros na delimitação da bacia hidrográfica.

move outlet

Que projeção estamos usando? Como você sabe?