Tutorial: Delimitação de Rios e Bacias Hidrográficas

10. Delimitação da Bacia Hidrográfica

Agora vamos usar essas coordenadas para calcular a área a montante (ou seja, bacia) que produz descarga neste ponto. 

1. Na caixa de ferramentas de processamento pesquise por Upslope Area e escolha SAGA | Terrain Analysis - Hydrology | Upslope Area.

upslope processing toolbox

2. Preencha a caixa de diálogo como na figura abaixo. Use as coordenas que você capturou próximo ao ponto de saída (exutório). Para Elevação use a camada dem_fill. Use o método padrão Deterministic D8. Nomeie a saída Upslope Area catchment.sdat. Clique em Executar. Clique fechar após concluir o algorítimo.

upslope dialogue

O resultado deve se parecer com a captura de tela na figura abaixo se você aplicar zoom na extensão da camada.

upslope layer result

Para sobrepor o limite da bacia hidrográfica com outros dados, é melhor convertê-lo de raster em vetor (polígono).

3. Para converter a camada raster em vetor, vá ao menu principal  escolha Raster | Converter | Raster para Polígono (Poligonizar).

polygonize

4. Certifique-se de escolher a entrada e chamar a saída Rur_catchment.shp. Clique Executar. Clique Fechar para voltar à tela principal.

polygonize dialogue

5. Observe o resultado. Verifique também a tabela de atributo (clique com o botão direito do mouse no nome da camada e escolha Abrir tabela de atributo).

Qual valor é atribuído às células dentro do polígono de captação? Qual é o valor para quem está de fora?


No cálculo com o algorítimo UPSLOPE, as células pertencentes à bacia hidrográfica obtêm o valor 100, enquanto as outras células obtêm o valor 0. Durante a conversão para polígonos, pode acontecer que sejam introduzidos erros de geometria. Se você encontrar mais de um recurso com um valor de 100, isso indica um erro de geometria (topologia incorreta), porque o limite do polígono faz um laço. Veja a figura abaixo. Isso pode gerar erros quando usamos o polígono para geoprocessamento.

geometry error

Claro que estamos interessados apenas na área de captação, então temos que remover o polígono externo.

6. Na tabela de atributos, alterne para o modo de edição usando o botão Toggle editing button, então selecione a feição que deseja remover clicando na linha. a seleção será destacada em amarelo no mapa. Clique no botão delete selected button para deletar a feição selecionada, desative a edição clicando no botão  Toggle editing button novamente, e salve as alterações.

delete polygons

7. Agora remova todas as camadas desnecessárias da lista de camadas para que tenhamos apenas channels, Rur_catchment, dem_fill, e OSM Standard (nessa ordem).

Para visualização, é melhor cortar as camadas até o limite da área de captação.

8. Vamos primeiro cortar a camada vetorial channels para ver apenas os trechos que estão dentro da área de captação. Acesse o menu principal e selecione Vetor | Geoprocessamento | Recortar.

clip vectors

9. Preencha a caixa de diálogo como a figura abaixo para usar a camada de captação como um "cortador de biscoitos" para recortar a camada de entrada de canais a partir dos limites da camada Rur_catchment. Chame a camada Recortada de channels_clip.shp. Clique Executar para executar a ferramenta. Clique em fechar para retornar à tela principal.

clip channels dialogue

Se a receber um erro relacionado à geometria, poderá corrigi-lo. Vá para a caixa de ferramentas de processamento e escolha Geometria do Vetor | Corrigir Geometrias. Outras solução é tentar ferramentas da Caixa de Ferramentas de Processamento que seja menos sensíveis a erros geométricos.

10. Remova a camada channels da lista camadas e arraste a camada channels_clip para o topo da lista.

11. Corte o MDE da mesma maneira que fizemos na  seção 6 (Criar um Subconjunto do MDE). A única diferença é que temos que fornecer um valor sem dados que esteja fora do intervalo de elevações. Você pode usar -9999.