Tutorial: Delimitação de Rios e Bacias Hidrográficas

12. Estilizando a área de captação resultante

Para mostrar os resultados de sua análise, você pode usar uma técnica chamada Preenchimentos de Shapeburst de Polígono Invertido para chamar a atenção para a Captação de Rur.

1. Abra o Painel de Estilo da Camada clicando no botãoOpen layer styling panel button. Defina a camada destino Rur_Catchment.

2. Mude de um renderizador de Símbolo Simples para um renderizador de Polígono InvertidosIsso renderiza os dados como o inverso de sua geometria, ou seja, você estilizará tudo fora do polígono. Isso cria uma máscara ao redor do vale Rur.

3. Em seguida, selecione o componente Preenchimento Simples. Então altere o tipo de camada símbolo para Shapeburst fill. Na seção Cores de Gradiente, use o método padrão de duas cores. Altere a primeira cor para um valor RGB de 135 | 135 | 135. Mude a segunda cor para Branco.


4. Na seção Estilo de Sombreamento, clique na opção Definir distância e defina a distância para 4 mm.

5. Em Renderização de camada defina a Opacidade para 65%.

shapeburst fill

6. Finalmente, na parte superior do painel Estilo da Camada, selecione o componente de preenchimento Shapeburst.
7. Clique no botão Adicionar Camada de Símbolo add renderer button. Mude o novo renderizador  de Preenchimento Simples para um tipo de camada de símbolo de linha simples. Dê a ele uma cor preta e uma largura de traço de 0,46 mm.

simple line fill

Isso nos dá a bacia bem estilizada, conforme mostrado na figura abaixo.

rur invpolyshapefill