Tutorial: Adicionando dados aberto à sua Bacia

5. Adicionar Dados Vetoriais do OpenStreetMap

OpenStreetMap (OSM) é um projeto colaborativo para criar um mapa do mundo editável gratuitamente. OSM é considerado um exemplo proeminente de informação geográfica voluntária (VGI) ou crowdsourcing. Existem várias maneiras de usar os dados:

  • Por meio do mapa no site do  (http://www.openstreetmap.org)
  • No QGIS você pode adicionar mapas bases OSM via o complemento QuickMapServices
  • No QGIS você pode fazer o donwload os dados OSM diretamente da internet. São varias maneiras de fazer isto. Nesta seção iremos usar o complemento QuickOSM que usa a API Overpass.

Nesta seção, vamos baixar os dados vetoriais OSM diretamente no QGIS para a área da bacia Rur. Continuamos a paritr dos resultados anteriores, mas visualizamos apenas as camadas Rur_Catchment e Channels_Clip. As outras camadas devem ser desmarcadas.

1. Instale o complemento QuickOSM atráves do menu principal: Complementos | Gerenciar e Instalar complementos. Pesquise por QuickOSM.

2. Abra a caixa de diálogo QuickOSM escolhendo Vetor | QuickOSM | QuickOSM no menu principal.

quickosm menu

Primeiro vamos fazer o download os rios para que possamos compará-los com os os rios delimitados anteriormente. Os atributos de dados OSM consistem em chaves e valores. Para saber mais sobre isso, clique em Ajuda com chave / valores.

3. Escolha waterway como chave, river como Valor. Escola o polígono Rur_catchment como extensão. Observe que você também pode selecionar a extensão da tela. Clique na seta antes de Avançado e certifique-se que apenas , caminho, Relação, e Linhas estão marcados (você precisa selecionar a geometria que deseja baixar). A caixa de diálogo deve se parecer com a figura abaixo. Clique em Executar Consulta.

quickosm dialogue

Você pode aumentar o valor de Tempo limite se tiver uma conexão lenta com a Internet.

A nova camada será adicionada como uma camada temperaria, conforme indicado pelo íconescratchlayer indicator indicador de camada rascunho temporária no espaço do indicador à direita da camada no Painel de Camadas.

4. Ajuste o estilo e compare o waterway_river  do OSM com a camada Channels_Clip.

  • O que você observa?

5. Vamos adicionar as minas de forma semelhante. Use key=landuse e value=quarry. Não esqueça de selecionar Multipolígonos em vez de Linhas.

6. Defina o estilo dos polígonos com preenchimento cinza e traço preto usando uma fonte itálica.

7. Rotule os polígonos com o atributo Name. Altere para a guia Formataçãolabel formatting tab e insira um espaço como Quebrar linha no Caractere. Em seguinda, defina o Alinhamento para Centro. Mude para a guia Renderização label rendering tabe clique em Desenhe apenas rótulos que se ajustam completamente ao recursos.

8. Tente localizar Jülich. Você pode também pode usar o complemento GeoCoding para localizar Jülich. Você pode instalá-lo atráves do menu principal: Complementos | Gerenciar e Instalar Complementos. Pesquisa por GeoCoding.

O complemento GeoCoding  usa serviços da web (Nominatim e Google) para ir buscar as coordenadas de um endereço.

9. Agora amplie o centro de Jülich.

julich

Fora de Jülich fica o Forschungszentrum Jülich, um grande instituto de pesquisa. No Sul e leste vemos uma grande mineração de superfície de lignite. O do sul está na bacia hidrográfica de Rur.

10. Agora compare a pedreira derivada do OSM com um satélite do Google e o mapa de superfícies artificiais do EEA.

  • Quais são as diferenças?
  • Qual está mais atualizado? A camada Satélite Google, EEA ou OSM?
  • Como a hidrografia se relaciona com a pedreira (OSM versus delimitado pelo SIG)?

Lembre-se de que as camadas que foram adicionadas por meio do QuickOSM são camadas temperárias, indicadas por scratchlayer indicator. Existe uma opção para tornar a camada permanente, mas a opção de exportação da camada é mais flexível. Usaremos isso para salvar a camada no GeoPackage criado na lição anterior.

11. Clique no botão direito sobre a camada, escolha Exportar | Salvar Feições Como.

export osm to geopackage

12. Na caixa de diálogo Salvar camada vetorial como, para Formato, escolha GeoPackage. Em Nome do arquivo,  navegue até Rur_data.gpkg criado no capítulo anterior. No Nome da Camada digite Quarries. Este será o nome da camdaa dentro do GeoPackage. Mude o SCR para o do projeto (EPSG: 32632). Clique em OK.

save osm to geopackage

13. Agora adicione alguns outros recursos interessantes (pontos, linhas e polígonos) e adicione-os ao GeoPackage:

  • Dams: chave=waterway, valor=dam
  • Lakes: chave=natural,valor=water
  • Springs: chave=natural, valor=spring

14. Agora estilie as camadas. Comece com os lagos (lakes). Você pode usar a mesma simbologia e configurações de rótulos usadas na Lição 1. A maneira mais simples de fazer isso é abrir o documento de mapa, clicar com o botão direito do mouse na camada lagos (lakes) e escolher Estilo | Copiar Estilo | Todas as Categorias de Estilo do menu de contexto. Em seguida, abra o documento de mapa atual e novamente clique com o botão direito do mouse na camada lagos (lakes) e escolha Estilo | Colar Estilo | Toda as Categorias de Estilo do menu de contexto. Mude para o guia Renderização label rendering tabe clique em  Desenhe apenas rótulos que se ajustam completamente a feição.

Outra opção é abrir as Propriedades da camada da camada de lagos (lakes) no documento de mapa do capítulo "Preparando dados de mapas impressos". Alterne para a guia simbologia e expanda a seção Renderização da Camada. Clique no menu Estilo e escolha Salvar estilo. Na janela Salvar estilo de camada, salve o estilo como lakes.qml na pasta de exercícios. Mude para o projeto atual. Abra Propriedades da camada para a camada lagos (lakes) e na seção Renderização da camada, clique no menu Estilo e escolha Carregar estilo. Escolha o arquivo lakes.qml que acabou de salvar. Essa é uma boa opção se você for reutilizar um estilo repetidamente.

15. Em seguida, você trabalhará com as linhas de barragem (dam). Dê a eles uma cor preta e uma largura de traço de 0.86 mm.


16. Clique no botão Adicionar Camadas de Símbolos add symbol layer. Selecione o componente Linha Simples e escolha um Símbolo de linha Marcador. Selecione o componente Marcador Simples e escolha o símbolo de linha vertical entre as opções exibidas abaixo. Aumente a largura do traço para 0.2 mm e o tamanho para 3 mm. A visualização do símbolo de barragens (dams) agora deve ser semelhante a este símbolo dam symbol.png.

17. Finalmente, você estilizará as pontas de mola. Faça a camada de destino no painel de estilo de camada. Selecione o componente Preenchimento Simples. Escolha um tipo de camada símbolo de marcador SVG. Selecione a pasta de símbolos e encontreblue marker.png. Aumente o tamanho (largura e altura) para 6 mm cada.