Tutorial: Design de Mapas

Site: OpenCourseWare for GIS
Disciplina: QGIS Para Aplicações Hidrológicas
Livro: Tutorial: Design de Mapas
Impresso por: Guest user
Data: sexta-feira, 26 de abril de 2024 às 18:38

1. Introdução

Nesta lição, você irá compor um mapa final mostrando o resultado da análise de delimitação da bacia. Você começará com um layout de impressão básico e o aprimorará com elementos de mapa padrão. Você também aprenderá alguns truques, como o uso de variáveis e expressões para adicionar alguma automação ao mapa.

2. Teoria

Assista este vídeo sobre Design de Mapa.

3. Considerações sobre Design de Mapas - adicionando mais dados

Nesta lição, você começará com o documento de mapa que salvou na conclusão da Lição 4. Para um mapa base, você pode escolher o mapa base OSM Standard (por meio do complemento QuickMapServices) ou o mapa base colorido sombreado que você criou na Lição 4. O os exemplos a seguir usarão o mapa de base colorido sombreado.


rur invpolyshapefill

Embora os dados da análise tenham um estilo agradável e a área de estudo seja destacada usando a técnica de Preenchimento Shapeburst de Polígono Invertido, será útil fornecer um pouco de contexto para o leitor de mapa. Embora você tenha se familiarizado com os dados durante a análise, um leitor de mapa precisa de alguns dados adicionais para ajudar a entender o tamanho e a localização da bacia hidrográfica. Ao elaborar um mapa, é muito importante pensar sobre quais informações precisam ser destacadas, quem será o público e como o mapa será entregue.

Por exemplo, você precisará tomar decisões cartográficas muito diferentes entre um pôster, um A4 (ou carta) ou até mesmo tamanhos menores de folhas de jornal revisadas por pares. Obviamente, quanto maior o tamanho da folha, maior a escala do mapa e mais detalhes você pode incluir. Também pense se é um público técnico familiarizado com os dados ou público em geral. Se for um público técnico, seu trabalho fica um pouco mais fácil. Mapas para o público em geral requerem mais explicação e sutileza. Outras preocupações incluem se o mapa pode ser produzido em cores ou se precisa ser preto e branco. A cor oferece muito mais opções. Produzir pequenos mapas em preto e branco para periódicos pode ser uma das cartografias mais difíceis! Pense também em como o mapa será entregue. Será impresso ou distribuído digitalmente?

Ocasionalmente, pode ser necessário produzir um mapa para um leitor de mapas daltônico. Felizmente, o QGIS oferece visualizações daltônicas. No menu Exibir, escolha o modo de visualização. Aqui você poderá mudar sua tela para simular dois tipos de daltonismo (protânopo e deuteranópio) junto com a escala de cinza. O site ColorBrewer 2.0 website também oferece opções para projetar rampas de cores adequadas para um leitor de mapa daltônico..

Para este exercício, você assumirá um público técnico. Você produzirá um mapa em uma folha A4 em cores. Isso permitirá que você imprima o mapa ou o compartilhe digitalmente.

1. Para começar, você baixará cidades e vilas usando o complemento QuickOSM. Se você precisar atualizar sua memória, consulte a seção "Adicionando dados vetoriais do OpenStreetMap" da Lição  5.

2. Use o complemento QuickOSM para baixar os dados do ponto com a chave do local. Para essa chave, você pesquisará e baixará os valores da cidade e da vila.

3. Você só precisa baixar esses dados para a extensão do relevo sombreado.

4. Salve esses dados no GeoPackage Rur_data.gpkg.

4. Estilizando e Rotulando Cidades e Povoados

Vamos definir o estilo das cidades e povoados baixadas primeiro.

1. Abra o painel de Estilo da Camada clicando no botão Open layer styling panel button. Defina a camada destino para Cities.

2. Eles são estilizado por padrão com um marcador simples.

3. Selecione o componente Marcador e defina o símbolo topo pop capital. Este é um símbolo que já é instalado com o QGIS. É composto por dois símbolos de Marcadores Simples.

4. Em seguida, você colocará rótulos as cidades. Alterne para a guia Rótulosstyling dock labels do painel de Estilo de Camadas. Mude de Sem rótulo para Rótulo individuais. Defina a opção de rótulo com para o campo name.

5. Altere a fonte para uma fonte sans serif, como Arial ou Calibri. Os rótulos tendem a ser pequenos. As fontes Sans serif são mais adequadas para rótulos porque são mais simples e fáceis de ler. Reduza o tamanho da fonte para 9 pontos. 

6. Para enfatizar essas cidades, altere o estilo da fonte para negrito.

7. Os buffers de rótulo podem ser muito eficazes para facilitar a leitura dos rótulos; no entanto, você nunca quer que o buffer se destaque. Eles são melhores quando aumentam a legibilidade do rótulo, mas não são perceptíveis inicialmente. Alterne para a guia Amortecedor label buffer tab e marque a opção Desenhar Buffer do texto. Defina a cor como um cinza claro (RGB: 191 | 191 | 191). Em seguida, defina o modo de mesclagem para luz suave

Agora, existem buffers sutis que mudam com a cor de fundo. Este Artigo de Tom Armitage cobre outras maneiras de fazer halos eficazes contra fundos complicados.

8. Para dar mais separado entre os rótulos e o ícone da feição, mude para a guia Posicionamento label placement tab icone defina a distância para 2.5 mm. Também altere o posicionamento para cartográfico.

9. Em seguida, você irá voltar sua atenção para os povoados. Defina a camada de destino do painel Estilo de Camada para Towns e altere  volte para a guia simbologia.

10. Selecione o componente Marcador e defina o símbolo para topo pop city.

11. Alterne para guia Rótulos styling dock labels do painel Estilo de Camada. Mude de Sem Rótulos para Rótulos Individuais. Defina a opção Rótulo como para o campo name.

12. Use a mesma fonte usada para Cidades, mas reduza o tamanho para 8 pontos e mantenha o Estilo Regular.

13. Alterne par a guia Amortecedor label buffer tab e use a mesma configuração que você usou para a camada Cities.

14. Alterne para a guia posicionamento label placement tab icon e defina a distância para 2 mm.

15. Finalmente, para cada camada de ponto, clique no botão Definição de Colocação Automática Automated placement settings para abrir a janela de configurações do mecanismo de posicionamento. Desmarque a caixa para a opção permitir rótulos truncados nas bordas do mapa. Isto impedirá que os rótulos sejam cortados nas bordas do mapa.

16. Neste ponto, seu mapa deve se parecer com a figura abaixo.

townscities styled

5. Criação de uma camada de limite da bacia

Atualmente, a Bacia hidrográfica Rur está estilizada como um polígono invertido Shapeburst Fill. Aqui, você duplicará a camada para criar uma versão estilizada como um contorno simples.

1. clique com o botão direito do mouse na camada Rur_Catchment e escolha duplicar no menu de contexto.

2. Ative a camada duplicada e mova-a acima da versão Polígono Invertido Shapeburst Fill.

3. Altere o renderizador da cópia duplicada de polígono invertido para símbolo simples. Selecione o estilo Shapeburst fill e clique no botão Remover uma camada de símbolo minus buttonpara deleta-la. Agora existe uma versão do limite representado como esboço simples.

4. Expanda Renderização da camada e aumente a opacidade para 100%.

6. Configurando o Layout de Impressão

Agora que você forneceu um pouco de contexto para os resultados da análise, criará um novo Layout de impressão e configuração a pagina.

1. Primeiro você abrirá um Novo Layout de Impressão. Existe três maneira para fazer isso.

  • No menu principal escolha Projeto | Novo Layout de Impressão
  • Clique no botão Novo Layout de Impressão New Print Layout Button
  • Use o o atalho Ctrl + P.


2. Nomei o Layout com Rur Catchment.
create print layout title


3. Clique em OK. Um novo Layout de Impressão abrirá. É aqui que você cria seu mapa.

O layout de impressão é uma janela de aplicativo com ferramentas que permitem a você criar um mapa. Para mais informações sobre layout de impressão, consulte o Manual QGIS. A janela principal do Layout de impressão exibe a folha de papel na qual o mapa será desenhado. Existem botões no lado esquerdo da janela que permitem adicionar vários elementos do mapa: mapa, barra de escala, foto, texto, formas, tabelas de atributos, etc. Observe que cada item adicionado à tela do mapa torna-se um objeto gráfico que pode ser movido, redimensionado e posteriormente manipulado (se selecionado) pela guia Propriedades do item no lado direito do layout. Na parte superior estão os botões para exportar a composição, navegar na composição e algumas outras ferramentas gráficas (agrupar / desagrupar etc.), conforme mostrado na figura abaixo.

print layout

4. Para definir o tamanho da folha, clique com o botão direito na página em branco e escolha Propriedades da Página.. Aqui você pode especificar detalhes sobres a composição geral. O padrão do QGIS é o tamanho A4. Não há necessidade de alterar isso aqui, pois é isso que você usará.

Os layouts de impressão do QGIS permitem adicionar quantas páginas a um layout você desejar para um determinado documento de mapa. Eles também podem ter diferentes tamanhos e orientações de página. Eles podem até estar em um SCR diferente da tela do mapa principal.

5. Defina a Orientação para Retrato.

Observe: Clicando no botão Salve  em um Layout de Impressão salva todo o projeto de mapa.

7. Adicionando o Mapa

Agora vamos adicionar um mapa ao layout.

1. Usando o botão Adicionar Novo Mapa ao layout Add New Map To Layout, arraste uma caixa na folha do mapa para onde deseja que o mapa fique. Lembre-se que você precisará de espaço para um título na parte superior da página e uma legenda na parte inferior do mapa.


O objeto do mapa pode ser movido e redimensionado após ter sido adicionado, selecionando-o com o item Selecionar / MoverSelect MoveItem. Você pode usar as alças ao redor do perímetro para redimensioná-lo. Lembre-se de que quando um objeto for selecionado, a guia Propriedade do Item mostrará as propriedade específicas desse objeto.

2.  No próximo etapa é definir a extensão do mapa em sua composição. Com o mapa selecionado clique na guia Propriedade do Item.
Existe uma série de botões na parte superior da barra de ferramentamap layout map toolbar para controlar a extensão do mapa.

Da esquerda para a direita, são:

  • layout update map previewAtualizar a visualização do mapa
  • set map extent to match main canvas extentDefina a extensão do mapa para corresponder à extensão da tela principal
  • view current map extent in main canvasVer a extensão do mapa atual na tela principal
  • set map scale to match main canvas scaleDefina a escala do mapa para corresponder à escala da tela principal
  • set main canvas to match current map scaleDefina a tela principal para corresponder à escala do mapa atual
  • interactively edit map extentEditar interativamente a extensão do mapa
  • labeling settingsConfigurações de rotulagem

map added to layout

3. Clique no botão Definir extensão do mapa para corresponder à extensão da Tela Principal set map extent to match main canvas extent . Isso ajudará a orientar o mapa na folha de papel conforme aparece no QGIS Desktop. No entanto, se a proporção da tela do mapa do QGIS Desktop não corresponder à da composição de impressão, isso pode não dar o resultado desejado.

Se você precisar fazer ajustes adicionais à escala, pode fazê-lo na seção Propriedades principais, ajustando o valor de Escala. A escala do mapa é uma proporção da distância do mapa / distância do solo. Aqui, o número é de aproximadamente 750000, que pode ser lido em uma escala de 1: 750.000. Para diminuir o zoom, você aumenta este número, reduzindo o zoom. Clicar no botão Atualizar visualização do Mapa layout update map preview para a  visualização do mapa a ser atualizada.

4. Defina o valor da escala para 395000 e pressione a tecla Enter. Isso deve ampliar o mapa até os limites da Bacia Rur.

5. Se precisar deslocar o mapa, você pode usar o botão Mover Conteúdo Move Item Content. Isso permite que você desloque o conteúdo do mapa no quadro do mapa sem alterar a escala. É normal ter que fazer ajustes para obter a extensão correta do mapa. Tente fazer com que seu layout corresponda à figura abaixo. 

6. Role para baixo na guia Propriedades do item e encontre a seção Moldura. Ative o Moldura e aumente a largura para 0,8 mm.

print layout extent

8. Adicionando Título

Agora você adicionará o título para seu mapa. O objetivo do título de um mapa é transmitir rapidamente o conteúdo e foco mapa para o leitor. Deve ser conciso e prominente.

1. Use a ferramenta Adicionar Rótulo Add New Label para arrastar uma caixa pro todo o topo da composição acima do objeto do mapa. A caixa de texto pode ser redimensionada depois usando as alças gráficas.

2. Por padrão, a caixa de texto  será preenchida com o texto de espaço reservado Lorem ipsum. Usando a seção Propriedade Principais  da guia Propriedades do Item, Substitua o texto do suporte pelo título: Rur Catchment and Channels.

3. Na seção Aparência você pode mudar a fonte. Clique no botão Fonte para abrir a janela Formato do Texto. Mude a fonte para: Times New Roman, Negrito, Tamanho 36. Você  pode usar a caixa de pesquisa acima da lista de fontes para pesquisar Times New Roman.

4. Abaixo das configurações de fonte estão algumas configurações de alinhamento. Defina o alinhamento horizontal e vertical para o centro.
titlefontsettings

9. Adicionando Legenda

O objetivo da legenda é identificar quais símbolos e cores no mapa representam. As legendas são usadas para camadas de dados que não são intuitivas ou exigem mais explicação. Por exemplo, um ponto rotulado como Rotterdam não precisa ser incluído em uma legenda, é óbvio o que é. No entanto, as ordens de Strahler precisam de explicação.

1. Agora você adicionará uma legenda. Use a ferramenta Adicionar Legenda AddNewLegend34.png para arrastar uma caixa no canto inferior direito abaixo do mapa.

A legenda não caberá neste espaço com a fonte padrão, mas você alterará as configurações. As únicas camadas necessárias são a captação e os canais. A guia Propriedades do item será usada para configurar a legenda.

legendproperties.png

2. Desmarque Atualização automática. Isso permitirá que você modifique a legenda, no entanto, as atualizações no mapa não serão mais refletidas na legenda, a menos que você reative a atualização automática.

3. Selecione a camada Cities e clique no botão Remover itemminus button para remove-la. Repita para remover todas as camadas, exceto a RurChannels and Rur_catchment copy.


4. Use os botões Mover item para cima e Mover item para baixo move-up-down.pngpara mover Rur_catchment copy para o topo da legenda.

As camadas na legenda não devem ter nomes de arquivo originais. Devem ser nomes descritivos e claros para o leitor do mapa. Agora você trabalhará na renomeação das duas camadas.

5. Selecione o nome da camada RurChannels e clique no botão Editar LegendEditButton34.png . Altere-o para que leia Rur Channels.

6. Em seguida, selecione os valores para as ordens Strahler e renomeie cada uma de 1, 2, 3, etc. para  Ordem Strahler 1, Ordem Strahler 2, etc.

7. Renomeie Rur_catchment copy para Rur Catchment.

8. Role para baixo no painel Propriedades do item para localizar a seção Colunas. Expanda-o. Defina a contagem para 2 e marque Dividir camadas. Sua legenda agora deve se parecer com a figura abaixo.


legendcomplete.png

10. Adicionando uma barra de escala

As barras de escala fornecem ao leitor do mapa uma maneira de aproximar distâncias no mapa. Existem dois tipos: barra de escala gráfica ou texto de escala. Aqui você aprenderá como adicionar uma barra de escala gráfica.

1. Clique no botão Adicionar uma barra de escala addnewscalebar36.png.

2. Clique em à esquerda da legenda para adicionar a barra de escala ao mapa.

3. Na guia Propriedade do Item, na seção Unidades, certifique-se de que as unidades da barra de escala estejam definidas como Quilômetros.

4. Na seção Segmentos, Mantenha a esquerda em 0 e a direita em 2.

5. Na seção Propriedades Principal, altere o Estilo para Linha tracejadas em baixo.

Observe que um dos estilos é Numérico, que adicionaria escala como texto de escala (1: 100.000).

6. Na seção Fontes e Cores, reduza a fonte para o tamanho 9 pontos.
7. Use a ferramenta Selecionar / Mover Item Select Move Itempara colocar a barra de escala em uma boa posição perto da parte inferior do espaço em branco no canto esquerdo inferior.

Em seguida, você adicionará algum texto descritivo e uma seta norte logo acima da barra de escala, portanto, deixe espaço para eles.

scalebaradded.png

11. Adicionando uma Seta Norte

Frequentemente, é bom adicionar uma seta norte à composição do mapa para ajudar a orientar o leitor do mapa. Um deve ser adicionado especialmente se o norte não estiver no mapa.

Aqui você aprenderá como adicionar isso ao seu mapa.


1. Clique no botão Adicionar uma Seta de Norte addnortharrow38.png.

2. Arraste uma pequena caixa para o espaço vazio à direita da barra de escala. Um gráfico de seta norte padrão será adicionado.

3. Se você deseja escolher uma seta norte diferente, encontre a seção Pesquisar Diretórios na guia Propriedades do Item e expanda-a. Uma série de gráficos SVG incluídos no QGIS aparecerá. A partir daqui, você pode encontrar aquelas que são setas do norte e escolher uma diferente, se desejar.

4. Role para baixo para a seção Rotação da Imagem de Propriedade do Item. Observe que a Sincronizar com o Mapa está ativada e definida como Mapa 1.

northarrowimagerotation.png

5. Role para cima até a seção Propriedades Principais  e mude o Modo de Redimensionar para Zoom e redimensionar moldura.

6. Redimensione o gráfico da seta Norte e mova conforme necessário para que fique bem posicionado.

northarrowonmap.png

12. Adicionando Texto Descritivo

É uma boa prática incluir créditos para fontes de dados e cartografia em um mapa. Também pode ser útil incluir detalhes como a data.

Em seguida, você irá inserir algum texto descritivo que informa ao leitor do mapa onde os dados foram obtidos, quem era o cartógrafo e a data de criação. Isso será feito usando a ferramenta Adicionar novo rótulo, a mesma ferramenta que você usou para adicionar o título.

1. Adicione o rótulo no espaço acima da barra de escala e da seta norte. Adicione o seguinte texto na janela de Propriedades Principais da guia Propriedades do Item:


Fonte de Dados: SRTM, Natural Earth e (c) OpenStreetMap Contributors

Cartográfico: <Seu nome>

Criado em: <Data de Hoje>

2. Você pode inserir a data manualmente. No entanto, também é possível usar uma expressão para automatizar a data. Para fazer isso, selecione o texto Criando em: <Data de Hoje> e clique no botão Inserir uma expressão.

3. A janela Inserir Expressão é aberta. Exclua o texto Criado em: <Data de Hoje>.

4. Use a caixa de pesquisa para localizar a função String | concat().

  • Clique duas vezes na função para inseri-la na expressão. Esta função concatena diferentes blocos de texto juntos.
  • Dentro do tipo de parênteses: 'Criando em: '
  • Ao formar sua expressão, você verá um pequeno triângulo vermelho indicando um problema com sua expressão. Isso é esperado, uma vez que você ainda não o concluiu. Foi projetado para ser um indicador útil de uma expressão inválida
  • Insira uma vírgula após este primeiro bloco de texto (após a aspa simples).
  • Agora pesquise a função Conversions | to_date().
  • Clique duas vezes nele para adicioná-lo à sua expressão após a vírgula.
  • Insira a variável $now como único valor para a função to_date().
  • Termine sua expressão com dois parênteses de fechamento..

Sua expressão agora deve ser semelhante a:

concat('Criado em: ', to_date($now))

6. Clique em OK para inserir sua expressão.

dateexpression.png

7. Formate a expressão para que fique logo após a linha do cartógrafo.

layouttextwithexpression.png

8. Para finalizar este elemento, defina a fonte para o tamanho 8.

9. Configure o elemento de texto, a barra de escala e a seta norte para que todos caibam no espaço à direita da legenda. Observe que, com um elemento selecionado, você também pode usar as teclas de seta do teclado para empurrar.

Você sabia que há um aprimoramento recente no QGIS que permite verificações de layout personalizadas? Um exemplo seria verificações para avisar um cartógrafo se os elementos desejados do mapa foram adicionados ou configurados corretamente. Essas verificações podem ajudar a garantir que os mapas atendam a um conjunto de critérios mínimos de projeto organizacional. Leia mais aqui.

13. Usando Variáveis Para Adicionar Seu Nome Como Autor

QGIS permite que você armazene variáveis. Isso significa qualquer tipo de constante, como um fator de conversão de unidade ou seu nome. As variáveis podem ser definidas em vários níveis: Global, Projeto e Camada. Aqui você criará uma nova variável global com seu nome como cartógrafo.

1. Abra o aplicativo de desktop QGIS principal.

2. Na barra de menu, escolha Configurações | Opções.

3. Clique na seção variablestab36.png . É aqui que as variáveis Global são encontradas.

4. Clique no botão Adicionar Variável plus-button.png.

5. Substitua new_variable com cartografo.

6. Clique na célula Valor à direita e digite seu nome. Clique em OK.

optionsvariables.png

7. Abra a janela Layout de Impressão novamente.

8. Selecione o texto como o qual trabalhou mais recentemente.

9. Realce o nome que você inseriu para o cartógrafo e clique no botão Inserir Expressão.

10. Role para baixo na lista de funções até a seção Variáveis ​​e expanda-a. Encontre a variável que você acabou de criar chamada cartografo. Clique duas vezes nele para adicioná-lo à sua expressão. Ao selecioná-lo, também observe que o valor dessa variável é exibido no painel direito da janela de expressão 

insertingyourvariable.png

Enquanto a janela Inserir Expressão está aberta, observe que há uma seção Recentes. Expanda-o e você encontrará a expressão de data que criou. Você pode usar esta seção Recente para trazer à tona expressões usadas recentemente e usá-las sem ter que recriá-las!

11. Clique em OK.

12. O texto no painel Propriedades dos itens agora diz:

itemspropertieswithexpressionandvariable.png

Agora você usou uma expressão e uma variável para automatizar seu texto. A variável @cartografo sempre estará disponível até que você a exclua. Variáveis ​​e outras expressões podem ser usadas em toda a interface QGIS para tornar seu trabalho mais fácil! A expressão de data será atualizada automaticamente sempre que o mapa for modificado.

Seu mapa geral agora deve se parecer com a figura abaixo.

mapcompositionnearfinal.png

14. Adicionar Um Mapa de Localização

Nessas seções finais, você aprenderá como trabalhar com temas de mapa para criar um mapa de localização. Os mapas de localização são menores do que o mapa principal. Eles têm uma escala menor e fornecem um contexto espacial mais amplo, mostrando onde o corpo principal do mapa está localizado.

Isso envolverá:

  • Criar um tema de mapa a partir do mapa atual e conectar o layout do mapa ao tema
  • Adicionar, estilizar e rotular uma camada de limites de país
  • Criação de um tema de mapa para o mapa localizador
  • Adicionando um novo mapa ao layout e conectando-o ao tema do mapa localizador
  • Configurando a Visão Geral

14.1. Configurando um Tema de Mapa Para o Mapa Principal

Primeiro, agruparemos as camadas do mapa principal e criaremos um tema de mapa.

1. Retorne para a janela QGIS Desktop. Selecione todos as camadas no Painel de Camadas e escolha Agrupar Selecionado do menu de contexto. Nomeie o grupo Mapa Principal.

mainmaplayergroup.png

2. Agora você definirá a visualização atual como um tema de mapa. Localize o menu suspenso Gerenciar Tema de Mapas managemapthemes.png na parte superior do Painel de Camadas e clique nele. Escolha Adicionar Tema  e a janela Temas de Mapas abrirá. Nomeie o novo tema com Mapa Principal e clique em OK.

3. Retorne à janela do layout de impressão. Selecione o objeto de mapa com a ferramenta Selecionar/Mover Itens Select Move Item. Na guia Propriedades do Item encontre a seção Camada. Clique na caixa para Seguir Modelo do Mapa e altere-o de Nenhum para Mapa Principal.

followmaptheme.png


14.2. Configurando as camadas para o mapa de localizaçãor

Agora você irá adicionar alguns dados para o mapa de localização, configurá-lo em um novo grupo de camadas e estilizá-lo. O novo grupo de camadas terá duas camadas: limites do país e uma cópia da Bacia Hidrográfica Rur.


1. A partir dos dados do curso, encontre MapComposition.gpkg. Adicione a camada CountryBoundaries  encontrada dentro. Se ele cair dentro do grupo do Mapa Principal, existente, clique com o botão direito nele e escolha Move Para fora do Grupo.

Este conjunto de dados foi baixado do Natural Earth. Este é outro recursos de domínio público fantástico para os dados SIG global.

2. Clique em Ctrl + Shift + H para Ocultar Todas as Camadas. Este é um atalho de teclado que permite desligar rapidamente todas as camadas em um projeto. Ative a camada CountryBoundaries novamente.

3. Encontre a cópia da camada Rur Catchment estilizada com um contorno simples (não aquela estilizada como polígono invertido). Clique com o botão direito e escolha Duplicar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na cópia e escolha Mover para fora do grupo

Agora você tem as duas camadas que participarão do mapa de Localização.

4. Selecione essas duas camadas e escolha Grupo selecionado no menu de contexto. Nomeie o grupo com Mapa de Localização.

twolayergroups.png

5. Defina o estilo dos CountryBoundaries com um Estilo de Preenchimento de Sem Pincel. Mantenha a cor padrão do Cor do Traço de preto, mas aumente a Largura do Traço para 0.46 mm.

6. Altere para a guia Etiquetas styling dock labels do Painel de Estilo de Camadas. Rotule a camada CountryBoundaries como o campo NAME.

7. Altere a fonte para uma fonte sans serif, como Arial ou Calibri. Reduza o tamanho da fonte para 9 pontos e altere o estilo da fonte para negrito.

8. Agora você definirá o estilo da Rur Catchment para o mapa de localização. Selecione o componente Linha simples. Altere o tipo de camada de símbolo para preenchimento simples.

9. Altere a cor de preenchimento e Cor do traço para RGB: 0|145|255.

locatorcatchmentstyling.png

10. Agora você definirá a visualização atual como o tema do mapa de Localização. No menu suspenso Gerenciar Temas de Mapa managemapthemes.png, escolha Adicionar Tema. Na janela Temas de Mapas, nomeie o novo tema com Mapa de Localização e clique em OK. 

11. Retorne à janela do layout de impressão. Agora você adicionará um segundo mapa ao layout.

12. Usando o botão Adicionar um Novo Mapa ao Layout Add New Map To Layout, Arraste uma pequena caixa no objeto de mapa existente ao longo do lado superior direito, tomando cuidado para não cobrir a bacia hidrográfica Rur.

13. Você agora definirá o tema do mapa para este segundo mapa. Na guia Propriedade do Item, encontre a seção Camadas. Clique na caixa Seguir Modelo do Mapa e mude de Nenhuma para  Mapa de Localização.

locatormapadded.png

Na guia Propriedades do item para objetos do mapa, há também uma seção Visão geral que permite configurar uma caixa indicando, por exemplo, o envelope espacial da tela do mapa principal dentro do mapa localizador. Neste caso você não usou isso, porque incluir a bacia hidrográfica no mapa de localização é suficiente. No entanto, geralmente é útil incluir visões gerais com mapas de inserção e localização.

15. Adicionando uma Legenda de Gradiente Para Elevação

Toda essa análise foi baseada na camada de elevação. A má notícia é que o QGIS não suporta a criação de uma legenda gradiente por meio do item Legenda padrão. A boa notícia é que isso pode ser feito adicionando um retângulo e preenchendo-o com a mesma cor da rampa usada para a elevação. Em seguida, você simplesmente adiciona os rótulos de texto. Com o layout atual, você tem espaço no canto inferior esquerdo do mapa, onde esta segunda lenda se encaixa perfeitamente.

1. Clique no botão Adicionar Forma add-shape-icon.pnge selecione a ferramenta add-rectangle-icon.png. Use-o para arrastar um retângulo longo e estreito no canto esquerdo inferior. Na guia Propriedade do item, expanda a seção Posição e Tamanho  e dê a ela uma Largura de 5 mm e altura de 50 mm.

gradientlegendstarted.png
2. Agora, em Propriedades Principais,  clique na barra de cor branca do estilo. Selecione o componente Preenchimento Simples. Altere o tipo Camada Símbolos para Preenchimento de Gradiente.

3. Escolha a opção Rampa de Cores. Siga os mesmo passos usando anteriormente para escolher a mesma de cores usada no dem_filled.

  • Criar uma Nova Rampa de Cores
  • Tipo = Catalogo: cpt-city
  • Topography - sd-a

4. A legenda ficará mais bonita com uma borda preta. Clique no botão Adicionar Camada Símbolo addrendererbutton34.png. Selecione o componente Preenchimento Simples e defina o Estilo de Preenchimento para Sem Pincel.

completinggradientlegend.png

5. Agora use a ferramenta Adicionar um Novo Rótulo Add New Label, para adicionar rótulo para os valores de elevação superior e inferior à direita da legenda gradiente. Adicione também a palavra Elevação logo acima da legenda do gradiente.

colorgradientlegendfinished.png


Neste mapa, a elevação está sendo combinada com a camada de sombra usando o modo de mesclagem Multiplicar. Isso escurece um pouco as cores. Para representar mais fielmente o que está sendo visto no mapa, você pode copiar e colar este retângulo e alinhar a cópia com o original. Dê a este retângulo superior um preenchimento simples com uma cor cinza (70%) e uma opacidade de 30%.

16. Ajustes Finais

Estamos quase prontos para imprimir o mapa. Só precisamos fazer alguns ajustes finais.

1. Retorne à janela principal do QGIS. Dê aos rótulos dos CountryBoundaries um Buffer branco padrão. Isso ajudará os rótulos a serem mais legíveis onde eles cruzam as fronteiras nacionais.

2. Retorne à janela do layout de impressão e clique no botão Atualizar layout layoutupdatemappreview36.png  para ver a alteração.

3. Certifique-se de que o mapa de localização ainda esteja selecionado. Na janela Propriedades do item, diminua a escala (zoom out) do mapa de localização para cerca de 3000000 para que os rótulos se ajustem melhor aos limites nacionais.

4. Role para baixo e ative a Moldura para o mapa de localização

5. Pode ser que o mapa de Localização esteja interferindo nos rótulos de cidade e vilarejo no mapa principal. Para evitar este conflito, selecione o objeto Mapa principal. Próximo ao topo das Propriedades do item, localize o botão Configurações de rotulagem labelingsettings36.png

6. Isso abre o painel de configurações do rótulo. Aqui você pode selecionar elementos do mapa como elementos de bloqueio de rótulo. Clique em Mapa 2. Agora, os rótulos de Cidades e Vilarejo no mapa principal se moverão para evitar conflitos com o mapa de localização. Isso pode ser feito para qualquer elemento do mapa.

layoutlabelsettings.png


Você sabia que também pode mover rótulos para posições personalizadas? Por exemplo, você pode querer mudar alguns rótulos de país no mapa de Localização. Na janela principal do QGIS Desktop, ative a barra de ferramentas Rótulos. Selecione a camada com os rótulos que deseja mover. Encontre o botão na barra de ferramentas denominado Mover rótulo e diagrama. Clique em um rótulo. Você será solicitado a identificar a coluna de ID individuais da camada. Depois de fazer isso, você pode clicar em rótulos individuais e movê-los para locais personalizados. Na mesma barra de ferramentas também existem ferramentas para rotacionar rótulos e alterar fontes (Alterar rótulo).

17. Exportando o Mapa

Parabéns, seu mapa está finalizado! A etapa final é exportá-lo para uma imagem de alta resolução.

1. Clique no botão Exportar como imagem ExportAsImage34.png.

2. A janela Salve Layout Como é aberta.

  • Navegue até a pasta de exercícios.
  • Escolha como um Salvar como tipo PNG.
  • Nomeie o arquivo e clique em Salvar.
  • A janela Opções de exportação de imagem será aberta. Mantenha a configuração padrão de 300 dpi e clique em Salvar.

Observe que os mapas também podem ser exportados como um arquivo PDF ou SVG.

3. Assim que a exportação do mapa for concluída, um link para a pasta aparecerá na parte superior do layout de impressão. Você pode clicar no link para abrir o navegador de arquivos do sistema e ver o resultado.

exportlink


4. O mapa final deve parece com a figura abaixo.

Rur catchment final map

18. Conclusão

Nesta lição você aprendeu a::

  • Criar um layout de mapa básico
  • Adicionar elementos padrões ao mapa
  • Usar uma Variável para adicionar seu nome ao mapa
  • Usar uma expressão para automatizar o mapa com a data atual
  • Trabalhar com temas de mapas
  • exportar o mapa
Você pode assistir a este webinar para ver o procedimento completo: