Tutorial: Design de Mapas

4. Estilizando e Rotulando Cidades e Povoados

Vamos definir o estilo das cidades e povoados baixadas primeiro.

1. Abra o painel de Estilo da Camada clicando no botão Open layer styling panel button. Defina a camada destino para Cities.

2. Eles são estilizado por padrão com um marcador simples.

3. Selecione o componente Marcador e defina o símbolo topo pop capital. Este é um símbolo que já é instalado com o QGIS. É composto por dois símbolos de Marcadores Simples.

4. Em seguida, você colocará rótulos as cidades. Alterne para a guia Rótulosstyling dock labels do painel de Estilo de Camadas. Mude de Sem rótulo para Rótulo individuais. Defina a opção de rótulo com para o campo name.

5. Altere a fonte para uma fonte sans serif, como Arial ou Calibri. Os rótulos tendem a ser pequenos. As fontes Sans serif são mais adequadas para rótulos porque são mais simples e fáceis de ler. Reduza o tamanho da fonte para 9 pontos. 

6. Para enfatizar essas cidades, altere o estilo da fonte para negrito.

7. Os buffers de rótulo podem ser muito eficazes para facilitar a leitura dos rótulos; no entanto, você nunca quer que o buffer se destaque. Eles são melhores quando aumentam a legibilidade do rótulo, mas não são perceptíveis inicialmente. Alterne para a guia Amortecedor label buffer tab e marque a opção Desenhar Buffer do texto. Defina a cor como um cinza claro (RGB: 191 | 191 | 191). Em seguida, defina o modo de mesclagem para luz suave

Agora, existem buffers sutis que mudam com a cor de fundo. Este Artigo de Tom Armitage cobre outras maneiras de fazer halos eficazes contra fundos complicados.

8. Para dar mais separado entre os rótulos e o ícone da feição, mude para a guia Posicionamento label placement tab icone defina a distância para 2.5 mm. Também altere o posicionamento para cartográfico.

9. Em seguida, você irá voltar sua atenção para os povoados. Defina a camada de destino do painel Estilo de Camada para Towns e altere  volte para a guia simbologia.

10. Selecione o componente Marcador e defina o símbolo para topo pop city.

11. Alterne para guia Rótulos styling dock labels do painel Estilo de Camada. Mude de Sem Rótulos para Rótulos Individuais. Defina a opção Rótulo como para o campo name.

12. Use a mesma fonte usada para Cidades, mas reduza o tamanho para 8 pontos e mantenha o Estilo Regular.

13. Alterne par a guia Amortecedor label buffer tab e use a mesma configuração que você usou para a camada Cities.

14. Alterne para a guia posicionamento label placement tab icon e defina a distância para 2 mm.

15. Finalmente, para cada camada de ponto, clique no botão Definição de Colocação Automática Automated placement settings para abrir a janela de configurações do mecanismo de posicionamento. Desmarque a caixa para a opção permitir rótulos truncados nas bordas do mapa. Isto impedirá que os rótulos sejam cortados nas bordas do mapa.

16. Neste ponto, seu mapa deve se parecer com a figura abaixo.

townscities styled