Tutorial: Design de Mapas

7. Adicionando o Mapa

Agora vamos adicionar um mapa ao layout.

1. Usando o botão Adicionar Novo Mapa ao layout Add New Map To Layout, arraste uma caixa na folha do mapa para onde deseja que o mapa fique. Lembre-se que você precisará de espaço para um título na parte superior da página e uma legenda na parte inferior do mapa.


O objeto do mapa pode ser movido e redimensionado após ter sido adicionado, selecionando-o com o item Selecionar / MoverSelect MoveItem. Você pode usar as alças ao redor do perímetro para redimensioná-lo. Lembre-se de que quando um objeto for selecionado, a guia Propriedade do Item mostrará as propriedade específicas desse objeto.

2.  No próximo etapa é definir a extensão do mapa em sua composição. Com o mapa selecionado clique na guia Propriedade do Item.
Existe uma série de botões na parte superior da barra de ferramentamap layout map toolbar para controlar a extensão do mapa.

Da esquerda para a direita, são:

  • layout update map previewAtualizar a visualização do mapa
  • set map extent to match main canvas extentDefina a extensão do mapa para corresponder à extensão da tela principal
  • view current map extent in main canvasVer a extensão do mapa atual na tela principal
  • set map scale to match main canvas scaleDefina a escala do mapa para corresponder à escala da tela principal
  • set main canvas to match current map scaleDefina a tela principal para corresponder à escala do mapa atual
  • interactively edit map extentEditar interativamente a extensão do mapa
  • labeling settingsConfigurações de rotulagem

map added to layout

3. Clique no botão Definir extensão do mapa para corresponder à extensão da Tela Principal set map extent to match main canvas extent . Isso ajudará a orientar o mapa na folha de papel conforme aparece no QGIS Desktop. No entanto, se a proporção da tela do mapa do QGIS Desktop não corresponder à da composição de impressão, isso pode não dar o resultado desejado.

Se você precisar fazer ajustes adicionais à escala, pode fazê-lo na seção Propriedades principais, ajustando o valor de Escala. A escala do mapa é uma proporção da distância do mapa / distância do solo. Aqui, o número é de aproximadamente 750000, que pode ser lido em uma escala de 1: 750.000. Para diminuir o zoom, você aumenta este número, reduzindo o zoom. Clicar no botão Atualizar visualização do Mapa layout update map preview para a  visualização do mapa a ser atualizada.

4. Defina o valor da escala para 395000 e pressione a tecla Enter. Isso deve ampliar o mapa até os limites da Bacia Rur.

5. Se precisar deslocar o mapa, você pode usar o botão Mover Conteúdo Move Item Content. Isso permite que você desloque o conteúdo do mapa no quadro do mapa sem alterar a escala. É normal ter que fazer ajustes para obter a extensão correta do mapa. Tente fazer com que seu layout corresponda à figura abaixo. 

6. Role para baixo na guia Propriedades do item e encontre a seção Moldura. Ative o Moldura e aumente a largura para 0,8 mm.

print layout extent