6. Definindo os Parâmetros de Transformação

Primeiro temos que definir as configurações de transformação.

1. No Menu do Georreferenciador escolha Configurações | Configurações de Transformação; Aqui você pode escolher:

  • Diferentes tipos de transformação. Um transformação linear simples pode ser usada se o mapa não estiver muito deformado. Outros tipos podem ser usados quando houver mais deformações. Mais informações sobre os tipos de transformação pode ser encontradas na documentacão. Iniciaremos com a transformação linear.
  • Método de reamostragem: se você precisa dos valores de pixel para outros cálculos, e melhor escolher a opção de vizinho mais próximos. Esse método de reamostragem preservará cada sempre que possível os valores de pixels originais, escolhendo o mais próximo. Visualmente, no entanto, este método resulta em um  mapa de "blocos". Se o objeto é somente para uso visual, por exemplo como um plano de fundo para digitalização de camadas vetoriais, então é melhor escolher outro método de reamostragem. Aqui iremos usar o método cúbicoHere we will use the cubic method, no qual usa a média de 16 pixels próximos.
  • CRS alvo: Aqui esolhe o código que você anoutou antes; EPSG:26718. Você pode escolhê-lo clicando em Choose projection icon  e digitando 26718 no campo de filtro.
2. Navegue até a pasta onde você quer salvar o mapa georreferenciado usando o botão Browse button. A ferramenta adiciona automaticamente _modificado no nome do arquivo. Então nosso no nosso caso o arquivo georreferenciado ficará nameado Mount_Marcy_New_York_USGS_topo_map_1979_modified.tif. Mantenha as outras configurações padrão e marque a opção de carregar no QGIS quando concluír.

A caixa de diálogo deve ser semelhante à imagem abaixo.

3. Clique em OK para continuar.

Transformation settings