7. Adicionando Pontos de Controle em Solo (GCPs)

Para vincular as coordenadas do arquivo às coordenadas do mundo real, precisamos indicar os Pontos de Controle em Solo (GCPs) com coordenadas conhecidas. Podemos obter essas coordenadas de diferentes maneiras:

  • A maneira mais fácil é usar as grade de coordenadas do mapa scaneada, se estiver disponível e em uma projeção conhecida. Clicamos em um nó da grade e digitamos as coordenadas X e Y correspondente nos espaços respectivamente.
  • Usando um mapa de referência adicionado a tela do QGIS que já foi georreferenciado. Desta forma, podemos obter as coordenadas corretas clicando no mapa de referências.
  • Usando GCPs que foram coletados em campo usando GPS.
Aqui, usaremos a grade de coordenadas que está impressa no mapa..

1. Aplique o Zoom in no nó com coordenadas 581000 Leste e 4885000 Norte. Leia as coordenadas do lado do mapa, determine o que é X e o que é Y.
2. Clique no botão Add GCP icon  para adicionar o GCP.
3. Insira as coordenadas do mapa na janela que abrirá:
GCP dialogue
4. Clique em OK.

Agora, sua tela deve ser semelhante à imagem abaixo:
First GCP

O ponto vermelho é o local que você referenciou. Na tabela abaixo do mapa, você pode ver a lista das coordenadas X e Y. Estas são as coordenadas do arquivo não referenciado. Seus valores dependem de qual pixel você clicou para colocar o GCP, portanto, pode ser diferente da coordenadas coletada com complemento de captura. Dest. X e Dest. Y mostra as coordenadas do mundo real que você associou a este local. Outros campos da tabela referem-se à precisão estimada e serão preenchidos após a adição de mais pontos.

5. Vamos escolher um segundo GCP no canto superitor direito do mapa e proceder de forma semelhante ao primeiro GCP. Sua tela deve ser semelhante à imagem abaixo:
Second GCP

Você pode ver que algumas estatística de erro foram calculadas. Com apenas dois pontos, isso não tem muito sentido. A quantidade mínima de GCPs para uma transformação linear deve ser três. Com mais GCPs bem distribuídos no mapa a transformação será mais precisa.

6. Adicione de forma semelhante um GCP no canto inferior esquerdo e no canto inferior direito do mapa. Se você cometeu um erro, pode remover o GCP usando o botão Delete GCP icon.

Sua tela deve ser semelhante à imagem abaixo:
All GCPs