8. Reduza os erros e execute a transformação.

Na parte inferior da tela você pode ver o erro médio estimada (41.2999 pixel em nosso caso). O erro também é visualizado nos GCPs por meio de uma linha vermelha. Obviamente, seus valores não serão exatamente os mesmo.

Existem dois caminhos para reduzir os erros:

  • Você pode usar o botão:Move GCP button para mover e colocar o GCPs realmente nos nós onde as linhas da grade se cruzam. Você precisa aplicar o zoom para selecionar o pixel certo. Observe que o erro médio não é atualizado automaticamente. Você precisa alterar o tipo de transformação para outra e depois voltar.
  • Se a primeira opção não reduzir o erro, podemos alterar o tipo de transformação. Se mudarmos para outro tipo de transformação nas configurações de transformação, os valores de erro serão recalculados.

Neste exercício, vamos aplicar a segunda opção (depois de verificar os GCPs).

1. No menu, vá novamente para Configurações | Configurações de Transformações

2. Agora vamos selecionar o polinômio de primeira ordem (Polyniomial 1) em vez da transformação linear. Mantenha as demais opções como estava.

3. Clique em OK para retornar à tabela dos GCP.

Agora você pode ver que o erro médio foi reduzido para uma fração de um pixel, o que é aceitável. Se você não vir um erro médio < 1 pixel, terá que verificar os locais do GCP e corrigi-los.

Observe que um erro médio <1 pixel nem sempre pode ser obtido. A decisão de aceitar uma certa precisão depende do propósito do mapa.

4. Agora podemos iniciar o georreferenciamento usando o botão Start georeferencing icon.

Após algum tempo de cálculo, o mapa georreferenciado aparece na tela do QGIS .

5. Você pode fechar o complemento de Georreferenciamento. Ele perguntará se você deseja seus GCPs. Você pode clicar Descartar se não quiser usá-los. Se vocÊ salvá-los, você pode carregá-los novamente no complemento Georreferenciador GDAL.