9. Verifique o mapa georreferenciado

Para verificar o resultado, você pode usar o complemento Coordinate Capture.

1. Se ainda não estiver ativado, você poderá fazer isso escolhendo Complementos | Instalar e Gerenciar Complementos no menu principal e, em seguida pesquisar o complemento Coordinate Capture . Marque a caixa para ativá-lo e clique em fechar.

Install coordinate capture plugin

Um painel apareceu sob a lista de camadas.

2. Clique em Start capture.

3. Clique em um nó de grade no mapa e as coordenadas são exibidas no painel:

Coordinate capture panel

O primeiro campo mostra as coordenadas do Sistema de Coordenadas Geográficas (GCS, coordenadas Lat / Lon), o segundo campo mostra as coordenadas na projeção do projeto.

4. Leia as coordenadas do lado do mapa e verifique se elas correspondem às coordenadas no painel Coordinate Capture.

Outra forma de verificar o resultado é usar os mapas da web como plano de fundo. O complemento QuickMapServices fornece acesso fácil a muitos serviços de mapa web, como satélite do Google e o OpenStreetMap.

Se ainda não estiver instalado, instale o complemento QuickMapServices da mesma forma que instalamos os outros complementos. Após a instalação, no menu principal escolha Web | QuickMapServices plugin | Settings. Em seguir, escolha a guia More services e clique Get contributed pack. Clique em Save quando o pacote de contribuição for instalado. Isso fará você ter acesso a muitos mapas mais úteis.

QuickMapServices Settings

5. Vá ao menu principal e escolha Web | QuickMapServices plugin e selecione Google | Google Terrain e OSM | OSM Standard. Compare o mapa georreferenciado com o Google Terrain e OpenStreetMap.

Para ajudar nesta comparação, você empregará um modo de mistura. Os modos de mistura determinam como duas camadas interagem visualmente. Quando um modo de mistura é aplicado a uma camada, ele será mesclado com a camada abaixo.

6. Abra o painel  Estilo de Camada clicando no botão Open layer styling panel button. Defina a camada destino Mount_Marcy_New_York_USGS_topo_map_1979_modified.

7.  No painel, escolha Modo de Mistura Multiplicar.

Blending mode multiply

Os modos de mistura permitem uma rendereização mais elegante entre as camadas SIG. Eles podem ser muitos poderosos que simplesmente ajustar a opacidade da camada. Os modos de mistura permite efeitos em que a intensidade total de uma camada abaixo ainda é visível através da camada acima. Existem treze modos de mistura disponíveis.

Este é um bom momento para salvar seu projeto QGIS project (arquivo.qgz ).

8. No menu principal, escolha Projeto | Salvar Como... e salve-o como  Exercicio_1.qgz.

O arquivo do projeto contém referências a todas as camadas, estilos, projeções, extensão e nível de zoom da tela do mapa. Salve seu projeto frequentemente!