10. Digitalizar camadas vetoriais a partir de um mapa de fundo georreferenciado

10.2. Digitalizando Rios

Sua próxima tarefa é digitalizar feições de linhas (Rios). O procedimento é semelhante à criação de um camada de pontos.

1. Na caixa de diálogo Nova Camada GeoPackage primeiro navegue até o banco de dados existente, Mount_Marcy.gpkg.

2. Dê um novo nome  de Rios e o Tipo de Geometria de Linha. Como um novo atributo, adicionamos Nome com o tipo de dados de texto. Não esqueça de clicar no botãoAdd to fields list button. Verifique se a caixa de diálogo se parece com a figura abaixo e clique em OK.

Add line to GeoPackage

Uma nova janela Camada GeoPackage será aberta informando que o arquivo já existe.

New GeoPackage layer popup

3. Escolha Adicionar Nova Camada.

A camada Rios agora está adicionado no painel de camadas.

4. Alterne a edição para começar a adicionar os rios. Clique no botão Adicionar Feição de LinhaAdd line feature button para adicionar uma nova feição de rio. Aplique o Zoom e ferramenta Deslocar Mapa no mapa para encontrar um fluxo para digitalizar.

Sempre comece a digitalizar de montante para o jusante. A direção será armazenada na camada. Sempre coloque um vértice quando um tributário se junta a um trecho de drenagem maior. Isso é importante ao conectar o tributário posteriormente.

5. Clique no ponto inicial da linha (nó) e clique quando necessário para fazer um vértice.

Você pode usar o zoom e a botão Deslocar Mapa para traçar os rios. Você pode usar a Barra de Espaço durante para deslocar durante a digitalização. Com Backspace você pode deletar o último nó durante a digitalização.

6. Depois de colocar o nó final da linha, clique com o botão direito para concluir. Agora você pode inserir os dados do atributo no formulário.

Add line feature attribute

Agora você vai digitalizar um tributário. Primeiro você deve definir as opções de aderência.

7. No menu principal escolha Visão | Barra de Ferramentas | Ferramenta de Aderênça (De forma alternativa, clique com o botão direito em uma barra de ferramenta e escolha Barra de Ferramentas). Clique em Enable snapping para ativar a aderência. Escolha para ajustar aos vértices da camada ativa com uma tolerância de 15 metros.

Snapping toolbar

8. Agora digitalize o afluente (tributário) de montante até onde ele se junta ao rio de ordem superior. Você verá que a linha se ajustará ao nó que você colocou antes no rio principal..

Se você deseja que todos os tributários sejam uma única feição, é necessário dissolver os recursos.

9. Quando  você tiver dado o mesmo nome para todos os tributários, você pode dissolve-los indo no menu principal  Vetor | Geoprocessamento | Dissolver. Use o botãoBrowse button para escolher  o Nome no Campo Dissolver e salve o resultado na camada GeoPackage com o nome Rivers_dissolved. Clique em Click Executar.

Dissolve

10. Verifique a tabela de atributos do resultado antes  e depois de dissolver:
Before dissolve

After dissolve