11. Estilo de montanhas, rios e lagos

11.2. Rótulos da Camada Montanhas

Em seguida você irá rotular as montanhas.

1. Alterne para a guia rótulos  Label tab do Painel de Estilo da Camada. Mude de Sem Rótulos para Rótulos Únicos. Defina a opção de Rotular Com para o campo Nome. Também é possível usar vários campos em um rótulo usando uma expressão.

2. Clique no botão ExpressãoExpression builder button para abrir uma janela de Caixa de diálogo de Expressão. Expanda a seção Campos e Valores e adicione o campo elevação depois o campo Nome. Ao combinar elementos de texto em uma expressão, eles precisam ser separados pelo operador de concatenação de Texto String concatenation.

3. Além disso, o operador Nova lina New line pode ser usada para quebrar uma nova coluna em uma segunda linha. No entanto, ele requer outro operador de concatenação de Texto, depois dele. Configure uma expressão como esta  "Nome" || '\n' || "Elevação". Isso é bom mas pode não estar claro que o número representa e os rótulos serão mais fáceis de ler com um separador de milhar.

4. Para adicionar unidade de medida à elevação você pode adiconar um texto metros após o valor anexando || ' metros' para a expressão existente. Para realizar o segundo melhoramento, você usará a função format_number. Use a caixa de pesquisa para encontrar a funçãoformat_number. Insira imediatamente antes do campo "Elevação". O painel de ajuda mostrará a sintaxe para esta função. Requer um número e a quantidade de casas decimais. O número será o campo "Elevação" e o número de casas decimais será 0. Isso simplesmente formatará os dados em um número e inserirá um separador de milhares. Observe que usamos aspas duplas para campos e aspas simples para texto normal (strings).

Label Expression

5. Para tornar os rótulos mais fáceis de ler, alter o Estilo da Fonte para negrito. Mude para a guia Buffer do Rótulo Layer buffer tab e marque Desenhar buffer de texto. Para dar mais espaçamento entre os rótulos e o ícone, mude para a guia Posicionamento Label placement e defina a Distância de 2 mm.

6. Finalmente, clique no botão de Configurações de PosicionamentoAutomated placement settings para abrir a janela Configurações do mecanismo de posicionamento. Desmarque a caixa Permitir rótulos truncados na borda do mapa. Isso evitará que os rótulos sejam cortados.

7. Clique em OK para confirmar e seus rótilos dever ser semelhantes a:

Peak labeling