3. Considerações sobre Design de Mapas - adicionando mais dados

Nesta lição, você começará com o documento de mapa que salvou na conclusão da Lição 4. Para um mapa base, você pode escolher o mapa base OSM Standard (por meio do complemento QuickMapServices) ou o mapa base colorido sombreado que você criou na Lição 4. O os exemplos a seguir usarão o mapa de base colorido sombreado.


rur invpolyshapefill

Embora os dados da análise tenham um estilo agradável e a área de estudo seja destacada usando a técnica de Preenchimento Shapeburst de Polígono Invertido, será útil fornecer um pouco de contexto para o leitor de mapa. Embora você tenha se familiarizado com os dados durante a análise, um leitor de mapa precisa de alguns dados adicionais para ajudar a entender o tamanho e a localização da bacia hidrográfica. Ao elaborar um mapa, é muito importante pensar sobre quais informações precisam ser destacadas, quem será o público e como o mapa será entregue.

Por exemplo, você precisará tomar decisões cartográficas muito diferentes entre um pôster, um A4 (ou carta) ou até mesmo tamanhos menores de folhas de jornal revisadas por pares. Obviamente, quanto maior o tamanho da folha, maior a escala do mapa e mais detalhes você pode incluir. Também pense se é um público técnico familiarizado com os dados ou público em geral. Se for um público técnico, seu trabalho fica um pouco mais fácil. Mapas para o público em geral requerem mais explicação e sutileza. Outras preocupações incluem se o mapa pode ser produzido em cores ou se precisa ser preto e branco. A cor oferece muito mais opções. Produzir pequenos mapas em preto e branco para periódicos pode ser uma das cartografias mais difíceis! Pense também em como o mapa será entregue. Será impresso ou distribuído digitalmente?

Ocasionalmente, pode ser necessário produzir um mapa para um leitor de mapas daltônico. Felizmente, o QGIS oferece visualizações daltônicas. No menu Exibir, escolha o modo de visualização. Aqui você poderá mudar sua tela para simular dois tipos de daltonismo (protânopo e deuteranópio) junto com a escala de cinza. O site ColorBrewer 2.0 website também oferece opções para projetar rampas de cores adequadas para um leitor de mapa daltônico..

Para este exercício, você assumirá um público técnico. Você produzirá um mapa em uma folha A4 em cores. Isso permitirá que você imprima o mapa ou o compartilhe digitalmente.

1. Para começar, você baixará cidades e vilas usando o complemento QuickOSM. Se você precisar atualizar sua memória, consulte a seção "Adicionando dados vetoriais do OpenStreetMap" da Lição  5.

2. Use o complemento QuickOSM para baixar os dados do ponto com a chave do local. Para essa chave, você pesquisará e baixará os valores da cidade e da vila.

3. Você só precisa baixar esses dados para a extensão do relevo sombreado.

4. Salve esses dados no GeoPackage Rur_data.gpkg.