10. Digitalizar camadas vetoriais a partir de um mapa de fundo georreferenciado

10.1. Digitalizando Montanhas

Primeiro, temos que criar uma camada GeoPackage vazia.

1. No menu principal selecione Camada | Criar Camada | Nova Camada GeoPackage.

2. Na caixa de diálogo Nova camada GeoPackage, primeiro selecione o Nome do banco de dados clicando no botão Browse button. Navegue até a pasta onde você quer armazenar o GeoPackage e salvo-o em Mount_Marcy.gpkg. Para o nome digite Montanhas. Para Tipo de Geometria escolha Ponto. Certifique-se de que o EPSG:26718 seja escolhido como a projeção. Crie um novo campo com o Nome Elevação, Tipo Número inteiro e clique :Add to fields list button.

New geopackage dialogue

3. Adicione um secundo um novo campo com o Tipo Texto nomeado com Nome. Clique OK.

Agora a camada vazia foi adicionada à sua lista de camadas:

Peaks added to Layers list

Para iniciar a digitalização, você deve alternar para o modo de edição.

4. Clique na camada montanhas para que seja selecionada. Clique no botãoToggle editing button para entrar no modo de edição. Você pode também clicar com o botão direito sobre a camada e escolher Alternar Edição dentre as opções para colocar a camada em modo de edição.

Agora, os botões da Barra de Ferramentas estão ativas. Um ícone de lápis também aparece próximo à camada no painel de camadas, indicando que a camada está no modo de edição.

5. No mapa topográfico navegue até uma montanha. Se um ponto cotado estiver presente no topo, haverá um X e um valor de elevação.

6. Quando encontrar um, aumente o zoom e clique no botão Adicionar Feição de Ponto Add feature button. O curso mudará para uma cruz. Mova o mouse até o topo da montanha. Clique no topo da montanha.

Uma janela com um formulário é exibido. Id é o identificador do feição gerado automaticamente. É um número inteiro único para cada recurso. O outro atributo que devemos preencher são Elevação e Nome.

7. Neste exemplo, digitamos 1501 e Mt Skylight para Elevação e Nome respectivamente. Se você mapear uma montanha sem uma elevação rotulada, determine a elevação com base nas linhas de contorno.

Add peak

8. Repita esta etapa para alguns outros montanhas.

Se você cometeu um erro, pode usar a ferramenta de Vértices Vertex tool para mover a feição ou usar uma opção de seleção para selecionar o recursos de ponto (veja a imagem abaixo) e clique Delete selected para deletar a feição selecionada. Estes botões undo redo button podem ser usados para desfazer/refazer ações de edição. Use Save layer edits para salvar as edições.

Select options

9. Quando terminar, clique novamente no botão Toggle editing button para alternar edição. Se você não ainda não salvou as edições, será solicitado que você salve ou descarte. Com Descartar, você sempre pode desfazer suas edições até a última vez em que foram salvas.

10. Você pode verificar a tabela de atributos de sua nova camada vetorial de ponto clicando com o botão direito no nome da camada (montanhas) e selecionando Abrir Tabela de Atributos.

Open attribute table

Agora você pode ver os atributos que adicionou e seus valores id, Elevação e Nome.
Peaks attribute table