7. Editar a Tabela de Atributos Unidas

A tabela de atributos unida precisa de duas correções: (1) feições com dados ausentes precisam ser removidos, e (2) as temperatura devem ser convertidas para as unidades certas.

1. Clique nos números das linhas com NULL ou nenhum valor de temperatura, enquanto mantém a tecla Ctrl pressionada.

Agora a tabela de atributo se parece a figura a baixo.

select nodata

2. Na tabela de atributo, clique no botão Toggle editing button acima da tabela para alternar o modo de edição.

3. Clique no íconedelete selected button (na barra de ferramenta acima da tabela de atributo) para remover as duas feições com dados ausentes, então salve a tabela de atributo clicando no botãoSave layer edits.

O único problema agora é que as temperaturas da tabela estão em 0,1°C. Precisamos converter os valores para °C.

4. Clique no botão Novo Campoadd new field para adicionar uma nova coluna à tabela de atributo. Preencha a caixa de diálogo Adicionar um Campos conforme mostrado a figura abaixo.
add field

Comprimento é o número de dígito, Precisão é o número de casas de decimais.

5. Clique em OK para executar.

Agora, a tabela de atributos mostra um coluna extra com valores NULL.

6. Para calcular os valores corretos, clique no botão calculadora de campo field calculator buttonacima da tabela de atributo para abrir a caixa de diálogo Expressão (não confunda isso com o botão Selecionar por Expressão, que parece um pouco diferente). Preencha o diálogo conforme mostrado na figura abaixo. Para evitar erros, a prática recomendada é clicar duas vezes no nome do campo na parte central da tela de diálogo e clicar no botão *. em seguida, digite 0.1 para que a equação seja "TEMP_T(0.1C)" * 0.1. Clique em OK para executar.

expression dialog

Certifique-se de que a janela da Tabela de Atributos esteja parecida com a figura abaixo. Observe que T(C) deve ser selecionado com a coluna à qual os valores calculados serão atribuídos!

field calculator

7. Clique em Atualizar tudo para realizar o cálculo de todas as feições.

Agora verifique o resultado na tabela de atributos.

8. Clique no botão Toggle editing button para voltar o modo sem edição. Clique em Salvar para gravar as alterações quando solicitado e feche a tabela de atributo. Se você cometeu um erro, não salve, mas escolha  Descartar para desfazer todas as alterações desde o último salvamento.

9. Agora remova a tabela de Temperatura KNMI  da lista de camadas e verifique a tabela da KNMI_stations.

  • Que colunas você vê agora?
  • O que você pode concluir sobre a função unir?

Observe que você poderia ter salvo toda a tabela de atributos salvando KNMI_stations em um novo shapefile usando a função Exportar | Salvar Feições como.