8. Relatório dos Resultados

8.3. Defina o Estilo dos Resultados da Análise

Agora podemos estilizar as camadas.

O primeiro passo para mostrar os resultados será definir o estilo dos dados wells_final se os poços estão acessível ou não.

1. No painel Camada clique no botãoOpen layer styling panel button para abrir o painel Estilo de Camada. Defina wells_final como a camada destino.

2. Mude de um Simbolo Simples para um renderizador Categorizado. em seguida, defina a coluna como Accessible. clique em Classificar.

3. Ao usar o renderizador, o QGIS criará uma categoria para capturar quaisquer valores NULL. Aqui não há poços com valores NULL na coluna Accessible. Selecione a entrada onde o Valor lê todos os outros valores e clique no botão Delete minus button para removê-lo. Dê aos poços com o valor 1 um símbolo verde com um tamanho 4 mm. Dê aos poços com valores ZERO uma cor vermelha com o tamanho 2 mm.

4. Na coluna Legenda, renomeie a entrada com Valor 1 para Acessível e a entrada com valor ZERO para Inacessível.

styling wells

5. Role para baixo no painel de estilo de camada e encontre a seção Renderização da camada. Expanda-o e selecione Desenhar Efeitos. O ícone Personalizar Efeitos customize effects iconfica ativo. Clique para abrir o painel Propriedades dos efeitos. Aqui você pode adicionar Brilhos internos e externos, Sombras projetadas e outros efeitos. Clique na caixa ao lado do Sombra Projetada. Selecione o efeito sombra projetada para você ver os parâmetros da Sombra Projetado. Reduza a distância de deslocamento para 1.0 mm. Clique no botão voltar go back buttonpara retornar ao painel de estilo principal.

effects panel

6. Alterne para a guia rótulosstyling dock labels no painel Estilo de Camada.

7. Altere a configuração de Sem rótulos para Rótulos Simples. Defina o rótulo com coluna para welldepth.

Agora, você usará uma expressão de rotulagem muito semelhante à usada no final do capítulo "Prepariando dados de mapa impressos", onde rotulamos as montanhas. Você configurará a expressão para os rótulos sejam parecidos com: : Profundidade do poço: 76.4 m.

8. Clique no botão Expressãoexpression button para abrir a janela de diálogo Expressão.

9.Para começar, adicione um texto Profundidade do poço na frente do valor da profundidade do poço adicionando 'profundidade do poço: ' antes da expressão existente.

10. Para realizar o segundo componente, você usará a função format_number. Use a caixa de pesquisa para encontrar a função format_number. Insira imediatamente antes do campo de welldepth. Lembre-se de que esta função requer um número e o número de casas decimais. O número será o campo welldepth e número de casas será 2.

11. Use o que você aprendeu sobre o operador concatenação de Texto String concatenatione o nova linha new line operator para formatar bem o rótulo e adicionar as unidades ao final.

12. Sua expressão deverá ser semelhante a 'Well Depth:'|| '\n' || format_number(welldepth,2) || ' m'.

13. Defina a fonte como sans serif  com um tamanho de 9 pontos.

14. Altere para  a aba Posicionamento Label placement e defina o Posicionamento como Deslocamento do ponto. Selecione o posicionamento do quadrante inferior direito com uma configuração de deslocamento X Y  de 1.5 mm cada.

well label placement

15. Por fim, clique no botão de configurações de posicionamento automatizado Automated placement settings  para abrir a janela Mecanismo de posicionamento automatizado. Desmarque a caixa para a opção Permitir rótulos trucados nas bordas do mapa. Isso evitará que as etiquetas seja cortadas.

16. Para completar o estilo, você trabalhará com a camada mde. Faça desta camada a camada de destino no painel estilo de camada. clique no menu suspenso para a Rampa de Cores e escolha Criar nova rampa de cores.

17. A janela Tipo da cor gradiente é aberta. Escolha como tipo Catalogo: cpt-city. Clique OK.

18. A janela Rampa de cores Cpt-city abrirá. Selecione a categoria Tography.

19. Escolha sd-a e clique em OK.

Você sabia que pode salvar essa rampa de cores em sua biblioteca de estilos? Para fazer isso, acesse o menu de contexto da rampa de cores e selecione Salvar rampa de cores. A janela Salvar nova rampa de cor será aberta, permitindo que você atribua um nome e forneça tag (s).

 20. Role para baixo até a seção Renderização da camada e defina o modo de mesclagem de volta para Normal.

21. Finalmente, clique com o botão direito do mouse na camada mde e escolha Duplicar no menu de contexto.

22. Arraste a camada de cópia mde acima da camada mde e ative-a.

23. Faça desta camada mde duplicada a camada de destino no painel estilo da camada. Mude o renderizador para Sombreamento. Role para baixo até a seção Renderização da Camada e defina o modo de mistura de volta para Multiplicação.

map algebra styling