Tutorial: Delimitação de Rios e Bacias Hidrográficas
8. Delinear fluxos
8.3. Calcular Rede de Canais, direção de Fluxo e Bacias
A próxima etapa é calcular a rede de canais, com base no limite de Strahler determinado na etapa anterior. Com a mesma ferramenta também podemos calcular a camada de direção do fluxo e uma camada com todas as bacias.
Na Caixa de Ferramentas de Processamento, você também pode encontrar ferramentas relacionadas que usam algoritmos diferentes. Sempre verifique a documentação do algoritmo para encontrar o correto ou faça uma análise comparativa.
1. Pesquise por Channel
na Caixa de Ferramentas de Processamento e selecione SAGA | Terrain Analysis - Channels | Channel network and drainage basin.
2. Na janela de diálogo, certifique-se de selecionar a camada dem_fill para a elevação e colocar o limite no valor que você encontrou durante a calibração na seção anterior, por exemplo, 8
. Isso significa que os fluxos com uma ordem de Strahler igual ou maior do que esse valor serão considerados canais. O algoritmo calculará a direção do fluxo e a ordem de Strahler para determinar os canais e bacias de drenagem. Selecione as caixas de seleção para os seguintes resultados:
- Direção do Fluxo e salve-o como
flowdir.sdat
- Canais e salve-0 como
channels.shp
- Bacia de Drenagem e salve-o como
basins.shp
(o outro é para raster)
3. Assim que a caixa de diálogo estiver configurada de forma semelhantes à figura abaixo, clique em Executar.
Uma camada de direção do fluxo indica a direção do fluxo para cada pixel. A direção pode ser expressa como a direção da bússola, no entanto, não podemos armazenar texto em um raster. A direção da bússola também pode ser expressa em graus em um círculo onde o norte é 0 graus, o leste é 90 graus, etc. Para armazenar 360 graus, precisaríamos de mais de 8 bits (0-255), o que aumentaria o tamanho do arquivo. Além disso, o método D8 usa direções discretas para os pixels circundantes. Portanto, o software GIS recodifica as 8 direções. Cada software, entretanto, faz isso à sua maneira. O algoritmo SAGA usado na Caixa de Ferramenta de Processamento no QGIS usa 0 para norte, 1 para nordeste, etc. O que significa que ele armazena de 0 a 7. Um valor de 255 é usado para superfícies planas.