8. Delinear fluxos

8.5. Estilizando Camada de Direção de Fluxos

Em seguida, você trabalhará no estilo do raster de direção do fluxo. Isso o ajudará a verificar os resultados e garantir que eles correspondam ao que você esperava. Você empregará uma rampa de cores circular para mostrar intuitivamente os fluxos orientados para o sul com cores quentes e os fluxos voltados para o norte com cores frias.

1. Usando o Painel Estilo de Camada defina de destino como flowdir.

2. Defina o renderizador para Paletizdo/Valores Únicos e clique em Classificar.

3. Como os valor 255 representa superfícies planas, selecione esses valores e clique no botão Menos minus buttonpara removê-lo da classificação.

4. Escolha a rampa de cores Spectral  como um inicial. Clique com o botão direito na rampa de cores e escolha Editar Gradiente de Cores.

5. A janela Rampa de cores selecionada abrirá. Aqui você pode editar as paradas de cor para a rampa. ideia é que os lados esquerdo e direito representem os fluxos do norte e você definirá ambas as paradas para a mesma cor azul. Em seguida, você definirá a parada central para um amarelo brilhante para fluxos do sul. A parada no meio à direita serão os fluxos do oeste e a parada no meio à esquerda serão os fluxos do leste.

beginning circular color ramp

6. Clique no menu suspenso da Cor 1 e escolha Selecionar Cor no menu de contexto. Com o cursor de conta-gotas, clique na Cor 2.

7. Clique na parada central que representará os fluxos do sul e atribua a ela um amarelo brilhante inserindo valores RGB: 255 | 255 | 0.

8.  Para a parada leste, atribua a cor verde inserindo estes valores RGB: 0 | 255 | 0.

9. Para a parada oeste, use uma cor magenta, RGB: 214 | 60 | 170.

circular color ramp

10. Clique OK para aceitar a nova rampa de cores.

11. Clique o botão Mais plus buttonpara adicionar um novo valor à classificação para o tipo de valor 255. Isso representa as áreas planas que você removeu inicialmente antes de criar a rampa de cores circular. Clique no Patch de cor e escolha o branco.

12. Para revisar os dados do flowdir, você agora atribuirá a ele um modo de mesclagem de Multiplicar e ativará a camada de sombra. Isso permitirá que você veja os detalhes da sombra da colina através da camada flowdir. Neste ponto, basta ativar as camadas channels, flowdir, e sombreamento. Aproximo o Zoom em alguns dos terrenos mais montanhosos no sul da área de estudo, onde também há canais presente. Inspecione os dados.

Você deve ver as encostas voltadas para o sul sendo representadas por cores mais quentes e o norte por cores mais frias, os fluxos orientais serão mais verdes e os fluxos ocidentais mais roxos.


flowdir circular