9. Adicionando Legenda

O objetivo da legenda é identificar quais símbolos e cores no mapa representam. As legendas são usadas para camadas de dados que não são intuitivas ou exigem mais explicação. Por exemplo, um ponto rotulado como Rotterdam não precisa ser incluído em uma legenda, é óbvio o que é. No entanto, as ordens de Strahler precisam de explicação.

1. Agora você adicionará uma legenda. Use a ferramenta Adicionar Legenda AddNewLegend34.png para arrastar uma caixa no canto inferior direito abaixo do mapa.

A legenda não caberá neste espaço com a fonte padrão, mas você alterará as configurações. As únicas camadas necessárias são a captação e os canais. A guia Propriedades do item será usada para configurar a legenda.

legendproperties.png

2. Desmarque Atualização automática. Isso permitirá que você modifique a legenda, no entanto, as atualizações no mapa não serão mais refletidas na legenda, a menos que você reative a atualização automática.

3. Selecione a camada Cities e clique no botão Remover itemminus button para remove-la. Repita para remover todas as camadas, exceto a RurChannels and Rur_catchment copy.


4. Use os botões Mover item para cima e Mover item para baixo move-up-down.pngpara mover Rur_catchment copy para o topo da legenda.

As camadas na legenda não devem ter nomes de arquivo originais. Devem ser nomes descritivos e claros para o leitor do mapa. Agora você trabalhará na renomeação das duas camadas.

5. Selecione o nome da camada RurChannels e clique no botão Editar LegendEditButton34.png . Altere-o para que leia Rur Channels.

6. Em seguida, selecione os valores para as ordens Strahler e renomeie cada uma de 1, 2, 3, etc. para  Ordem Strahler 1, Ordem Strahler 2, etc.

7. Renomeie Rur_catchment copy para Rur Catchment.

8. Role para baixo no painel Propriedades do item para localizar a seção Colunas. Expanda-o. Defina a contagem para 2 e marque Dividir camadas. Sua legenda agora deve se parecer com a figura abaixo.


legendcomplete.png