14. Adicionar Um Mapa de Localização

14.2. Configurando as camadas para o mapa de localizaçãor

Agora você irá adicionar alguns dados para o mapa de localização, configurá-lo em um novo grupo de camadas e estilizá-lo. O novo grupo de camadas terá duas camadas: limites do país e uma cópia da Bacia Hidrográfica Rur.


1. A partir dos dados do curso, encontre MapComposition.gpkg. Adicione a camada CountryBoundaries  encontrada dentro. Se ele cair dentro do grupo do Mapa Principal, existente, clique com o botão direito nele e escolha Move Para fora do Grupo.

Este conjunto de dados foi baixado do Natural Earth. Este é outro recursos de domínio público fantástico para os dados SIG global.

2. Clique em Ctrl + Shift + H para Ocultar Todas as Camadas. Este é um atalho de teclado que permite desligar rapidamente todas as camadas em um projeto. Ative a camada CountryBoundaries novamente.

3. Encontre a cópia da camada Rur Catchment estilizada com um contorno simples (não aquela estilizada como polígono invertido). Clique com o botão direito e escolha Duplicar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na cópia e escolha Mover para fora do grupo

Agora você tem as duas camadas que participarão do mapa de Localização.

4. Selecione essas duas camadas e escolha Grupo selecionado no menu de contexto. Nomeie o grupo com Mapa de Localização.

twolayergroups.png

5. Defina o estilo dos CountryBoundaries com um Estilo de Preenchimento de Sem Pincel. Mantenha a cor padrão do Cor do Traço de preto, mas aumente a Largura do Traço para 0.46 mm.

6. Altere para a guia Etiquetas styling dock labels do Painel de Estilo de Camadas. Rotule a camada CountryBoundaries como o campo NAME.

7. Altere a fonte para uma fonte sans serif, como Arial ou Calibri. Reduza o tamanho da fonte para 9 pontos e altere o estilo da fonte para negrito.

8. Agora você definirá o estilo da Rur Catchment para o mapa de localização. Selecione o componente Linha simples. Altere o tipo de camada de símbolo para preenchimento simples.

9. Altere a cor de preenchimento e Cor do traço para RGB: 0|145|255.

locatorcatchmentstyling.png

10. Agora você definirá a visualização atual como o tema do mapa de Localização. No menu suspenso Gerenciar Temas de Mapa managemapthemes.png, escolha Adicionar Tema. Na janela Temas de Mapas, nomeie o novo tema com Mapa de Localização e clique em OK. 

11. Retorne à janela do layout de impressão. Agora você adicionará um segundo mapa ao layout.

12. Usando o botão Adicionar um Novo Mapa ao Layout Add New Map To Layout, Arraste uma pequena caixa no objeto de mapa existente ao longo do lado superior direito, tomando cuidado para não cobrir a bacia hidrográfica Rur.

13. Você agora definirá o tema do mapa para este segundo mapa. Na guia Propriedade do Item, encontre a seção Camadas. Clique na caixa Seguir Modelo do Mapa e mude de Nenhuma para  Mapa de Localização.

locatormapadded.png

Na guia Propriedades do item para objetos do mapa, há também uma seção Visão geral que permite configurar uma caixa indicando, por exemplo, o envelope espacial da tela do mapa principal dentro do mapa localizador. Neste caso você não usou isso, porque incluir a bacia hidrográfica no mapa de localização é suficiente. No entanto, geralmente é útil incluir visões gerais com mapas de inserção e localização.