16. Ajustes Finais

Estamos quase prontos para imprimir o mapa. Só precisamos fazer alguns ajustes finais.

1. Retorne à janela principal do QGIS. Dê aos rótulos dos CountryBoundaries um Buffer branco padrão. Isso ajudará os rótulos a serem mais legíveis onde eles cruzam as fronteiras nacionais.

2. Retorne à janela do layout de impressão e clique no botão Atualizar layout layoutupdatemappreview36.png  para ver a alteração.

3. Certifique-se de que o mapa de localização ainda esteja selecionado. Na janela Propriedades do item, diminua a escala (zoom out) do mapa de localização para cerca de 3000000 para que os rótulos se ajustem melhor aos limites nacionais.

4. Role para baixo e ative a Moldura para o mapa de localização

5. Pode ser que o mapa de Localização esteja interferindo nos rótulos de cidade e vilarejo no mapa principal. Para evitar este conflito, selecione o objeto Mapa principal. Próximo ao topo das Propriedades do item, localize o botão Configurações de rotulagem labelingsettings36.png

6. Isso abre o painel de configurações do rótulo. Aqui você pode selecionar elementos do mapa como elementos de bloqueio de rótulo. Clique em Mapa 2. Agora, os rótulos de Cidades e Vilarejo no mapa principal se moverão para evitar conflitos com o mapa de localização. Isso pode ser feito para qualquer elemento do mapa.

layoutlabelsettings.png


Você sabia que também pode mover rótulos para posições personalizadas? Por exemplo, você pode querer mudar alguns rótulos de país no mapa de Localização. Na janela principal do QGIS Desktop, ative a barra de ferramentas Rótulos. Selecione a camada com os rótulos que deseja mover. Encontre o botão na barra de ferramentas denominado Mover rótulo e diagrama. Clique em um rótulo. Você será solicitado a identificar a coluna de ID individuais da camada. Depois de fazer isso, você pode clicar em rótulos individuais e movê-los para locais personalizados. Na mesma barra de ferramentas também existem ferramentas para rotacionar rótulos e alterar fontes (Alterar rótulo).